Tempo seco e acúmulo de poluição em SP

sexta-feira, 27 de agosto de 2010
O Instituto de Pesquisas Nucleares da USP - SP, informa que na tarde desta sexta-feira (27) a camada de poluição estava a apenas 400 metros da terra, sendo que quando o nível está abaixo dos mil metros é considerado preocupante.
Estando com a poluição tão próxima de nós paulistanos, não é de se estranhar que muitas pessoas estão com os olhos ardendo, lacrimejantes, garganta arranhando, tossindo, muita sede, sentindo cansaço e indisposição. Enquanto os políticos pensam em suas campanhas eleitorais, a cidade de São Paulo sofre com oito dias seguidos de ar seco e 11 dias sem chuva na capital.
A menor baixa umidade relativa do ar bateu recorde na quarta-feira (25) atingindo os 13%, apenas 1% acima do considerado estado de emergência. Em 2006 a capital paulista registrou clima e tempo seco quase igual aos de hoje, porém, não foram em dias seguidos. O ideal é que as pessoas evitem andar de carro e se expor a passeios ao ar livre. Para ajudar é bom colocar panos molhados em casa e no local de trabalho, ou ainda se possível, uma bacia com água. Beba muita água para se manter hidratado.
Devemos reparar nos mínimos sinais do corpo diante dessa poluição. Basta abrir a boca para falar que você se sente "seco", os lábios secam depressa e molhamos com a língua sempre que possível. Os olhos ardem e a pele parece áspera de tão seca. É horrível. Mas o que fazer??? Chegamos neste ponto pela incompetência de nossos governados e de nossa sociedade. Tantos benefícios obtivemos através de tecnologias e revoluções que nos trouxeram essas maravilhas de locomoção, transporte, comunicação, entretenimento e não soubemos usá-las. Não de acordo com o que diz à natureza, a nossa primeira "casa", o nosso planeta Terra.
Em breve não será apenas São Paulo nesse estado deplorável de esquecimento urbano, mas sim, outras cidades do Brasil e do mundo. Mas quem se importa não é verdade? Estamos em ano de eleição e a população não sabe o que é viver sem um automóvel. Enquanto isso, SP continua assim:

0 comentários:

Postar um comentário