Dia da Informática

segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Publicada mais uma matéria minha no site O Estado RJ sobre o Dia da Informática - e desta vez saiu como destaque do portal. Minha editora teve que editar por causa do tamanho, então veja abaixo a original e depois clique no link da matéria para conferir na publicação (não muda muita coisa).

Dia da Informática: a tecnologia que nasceu há 2 mil anos a.C.
Conheça um pouco da história do que faz parte do nosso dia-a-dia e de como tudo evoluiu até os dias atuais

Por Alessandra Sabbag

O Dia da Informática é comemorado nesta semana e mostra que esta é uma área do desenvolvimento de tecnologias que mais evoluiu e está em contato direto conosco. A informática veio através do computador, uma máquina inspirada na calculadora que surgia com o Ábaco há 2.000 anos a.C. Mas tudo começou mesmo na Segunda Guerra Mundial, quando um jovem matemático chamado Alan Turing inventou o primeiro computador eletromecânico, Colossus.
O eletromagnético Mark I ocupava 123 m² e foi muito usado pela Marinha americana. As primeiras máquinas então feitas para fins militares começaram a se desenvolver e já em 1946 nascia o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator), considerado um dos primeiros computadores nos EUA. “A Informática causou uma revolução em nossas vidas, assim como aconteceu no passado com tecnologias de grande impacto social como a eletricidade e as máquinas a motor de combustão” afirma Ramadés Manosso, produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet da Positivo Informática S.A
A indústria de computadores pessoais começou a surgir em 1971 com a fabricação do microprocessador Intel 4004, e em 1975, o Alteir, que custava apenas 400 dólares e possuía não mais do que 250 bytes de memória. Três anos mais tarde, uma pequena empresa chamada Apple lançaria seu microcomputador, com uma pequena capacidade de processamento, e isso forçou a união das concorrentes, Intel e IBM a lançarem juntas, o Personal Computer (PC).
Na mesma década, o então estudante Bill Gates desenvolveu uma linguagem de programação para o Alteir, Basic - Em abril do mesmo ano era fundada a Microsoft. Na informática tudo cresceu e se desenvolveu rápido demais, mas alguém já imaginou um mundo sem ela? “Lembro de minha vida antes de ter um computador. Era uma vida boa e normal, mas hoje não consigo imaginar meu futuro sem ele. Não vivo sem computador conectado à Internet” completou Manosso.

Softwares, aplicativos, internet, gadgets e widgets

Foi a partir daí que o Windows surgiu e aos poucos se popularizando, logo atrás dos PC’s e de toda a onda da informática. Junto de tudo isso, chegaram os aplicativos e programas, como Lotus 1-2-3, Context MBA, VisiCalc, Multimat,EasyWriter, WordStar,WordPerfect, até em 89 viesse a primeira versão do Word e na década seguinte, o pacote Office já estava dominando todo o mercado. As linguagens de programação se superaram com o Visual Basic e o C++.
Desde o início dos anos 60 o Órgão de Defesa de Projetos de Pesquisa Avançada (DARPA), já havia feito no Pentágono, conexões com computadores de universidades. Em outras palavras, a internet já existia, mas foi somente em 1990 que Tim Berners-Lee criou a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) para ligar de forma simples, as informações entre os sites da internet, o que gerou a World Wide Web (www).
Os gadgets são dispositivos eletrônicos portáteis, como por exemplo, celulares, smartphone, tocadores de mp3, contadores de blog, entre outros, ou seja, algo prático para o cotidiano. Eles evoluíram e se desenvolveram junto com a informática – ou graças a ela – e se tornaram uma moda de possuir status além da sua funcionalidade.
Os widgets já são mais voltados para o PC, componentes de interface gráfica que ligam o gadget com o windows, como os relógios e a previsão do tempo que adicionamos na nossa área de trabalho. “Quando eu voltar a usar celular será um smartphone. Também pretendo comprar um e-book-reader assim que for lançado um modelo nacional que sairá até o final do ano” conta Manosso.

No Brasil

Com o Brasil a evolução da informática se deu de forma lenta. Na década de 70 só haviam 6 mil computadores no país, sendo que 70% deles eram minicomputadores, pequenos no tamanho e no processador, CPU de 16 bits e uma memória de 32 a 64Kb. Naquela época, 98% das peças do mercado brasileiro era de importação. Até que, em um período de 10 anos, as empresas se voltaram para a engenharia de segmento industrial e começou uma fabricação própria.
A indústria do Brasil cresceu, mas as multinacionais representam a maior parte do mercado. Uma tentativa de mudar o quadro foi colocar impostos mais altos sobre produtos importados, mas a chegada dos grandes fornecedores reduz os custos de produção local. Logo, isso trará uma grande competição e altos índices de profissionalização.
“As grandes empresas de Internet e Informática estão em evidência, são as marcas mais valiosas e geram as maiores fortunas da atualidade. Essas empresas têm poder e influência, mas por enquanto ainda não dominaram o mundo” afirmou Ramadés Manosso. Em outras palavras, tudo passou a ser informatizado, com redução de custos, rapidez, qualidade, controle sobre o processo, emprego e para muitos, é uma nova forma de lazer.

Link: http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=5322&editoria=Ci%EAncia%20e%20Sa%FAde

0 comentários:

Postar um comentário