Internautas encontram par romântico com mais facilidade

sábado, 28 de agosto de 2010

A web está transformando o mundo. Os geeks, conhecidos por permanecerem horas e horas conectados, formam hoje o grupo com mais chances de arrumar namoradas. Pelo menos é o que afirma uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que sugere uma mudança significativa no comportamento dos internautas quando o assunto é relacionamento.

Permanecer on-line aumenta a probabilidade de conhecer a cara-metade. Isso ocorre por causa da importância que a web ganhou como local de encontro nos últimos anos. Para o professor de sociologia Michael J. Rosenfeld, autor e líder da pesquisa americana, o espaço virtual se tornou relevante aos que estão em busca do amor nos dias atuais. A internet, ressalta o estudo, é especialmente importante para unir casais de mesmo sexo e pessoas de meia-idade.

Muitos autores já estudaram a forma como as pessoas têm usado a internet para se relacionar, ressalta a psicóloga Alessandra dos Santos Menezes Dela Coleta, que em 2008 teve um artigo sobre o assunto publicado no periódico Psicologia em Estudo.

Segundo a especialista, a internet realmente tem sido usada para tal fim, embora muitas pessoas tenham afirmado durante sua pesquisa que a rede é importante apenas para o primeiro contato. “Quem busca algo mais sério aposta no encontro pessoal”, diz a psicóloga.

Os dados do estudo americano não impressionaram a acadêmica. Para ela, é normal que se aumente as chances de encontrar um par romântico na internet, visto que a população on-line também cresceu exponencialmente nos últimos anos. “Se você vive na web, então você faz buscas na web. As pessoas estão mais conectadas e, consequentemente, estão se relacionando mais na internet”, resume.

A internet é um bom lugar para encontrar pessoas e isso não é nenhuma novidade. Os geeks, famosos por serem vistos sempre sem companhia, passaram de ‘virgens’ a ‘populares’ na rede. Mas encontrar a cara-metade na web não tem relação direta com qualquer fenômeno social. A internet se tornou um veículo de massa e passou a fazer parte da vida das pessoas – inclusive nos relacionamentos amorosos.

Resultado: 82,2% dos participantes com acesso à internet em casa disseram ter um cônjuge. E 62,8% dos voluntários sem acesso à rede possuem um par romântico fixo.

(Por Renata Honorato)


0 comentários:

Postar um comentário