Nintendo completa 121 anos de história

sexta-feira, 1 de outubro de 2010
A matéria em comemoração ao aniversário da Nintendo finalmente saiu! Abaixo dela, o link redirecionando para o site O Estado RJ e também para o site criado por Eduardo Jardim, o Reino do Cogumelo. Divirtam-se!  

Empresa marcou indústrias dos games com  Mario, Zelda e Donkey Kong

No dia 23 de setembro de 1889, Fusajiro Yamauchi criava no Japão uma das maiores indústrias de games da atualidade, a Nintendo Company. No início as atividades da empresa não tinham nenhuma ligação com os videogames, sendo apenas um jogo de baralhos japonês chamado Hanafuda. Foi então que começou a seguir outros ramos do mercado, como brinquedos, arroz instantâneo, rede de táxis, um canal de TV e até uma rede de motéis.
Nos anos 60 todas essas companhias que formavam a Nintendo faliram, e como se já não bastasse isso, as Olimpíadas de Tóquio abaixaram as vendas de baralho e quase fez a empresa fechar as portas. Foi na década seguinte que a gigante dos games iniciou a sua vida nos jogos eletrônicos e se firmou no mercado. Em 1981 e 1985, nasciam Donkey Kong, o mascote da empresa, Mario, além de Zelda e Metroid na mesma época.
No mundo dos consoles a companhia obteve bons resultados com o Nintendo Entertainment System (NES – 1984), Super NES (1990) e nos tempos atuais com o Wii. Porém também registrou baixas com o Nintendo 64 e o Game Cube, ultrapassados pelo Mega Drive e o PlayStation na preferência do público. Mas falando em jogos portáteis ninguém superava o Game Boy, ramo no qual a empresa é líder até hoje.
“A Sony e a Microsoft parecem estar dispostas a tomar conta do mercado de games. Mas, mesmo desde a pressão causada pela Sega nos anos '90, a Nintendo continua sendo conhecida por suas inovações de causar enxaqueca na concorrência . Outras empresas são conhecidas por se basearem no sucesso de determinadas tecnologias da Nintendo para alavancar seu próprio sucesso, usando a geração atual para justificar seu movimento” afirma Eduardo Jardim,  editor-chefe, redator e supervisor do site Reino do Cogumelo, especializado em conteúdo relacionado a Super Mario, Nintendo e video games.
Para Tatiane Carneiro da Silva, 21 anos, estudante de Sistemas de Informação, a Nintendo já foi melhor do que é hoje. “Eles sempre procuraram melhorar o gráfico dos jogos de acordo com a tecnologia (referindo-se ao Mario), isso é muito importante. Se a Nintendo não crescer junto, com certeza ficará para trás.  Antigamente a empresa não tinha concorrentes tão fortes”, afirma.

Super Mario Bros, 25 anos   

No mesmo mês de aniversário da Nintendo, o baixinho, gordinho e bigodudo Mario completa 25 anos de existência com uma história revolucionária no mundo dos games que deixou sua marca e lembrança na mente de várias gerações. Além disso, naquela época as indústrias de jogos estavam em declínio por apresentarem visuais de baixa qualidade em relação ao fliperama. Super Mario Bros mudou totalmente esse cenário. “sinto muita saudade daquela época! Era muito bom” diz Tatiane.
“O que mais me atrai nisso tudo são os elementos emocionais contidos no roteiro - uma jornada de amor, poesia, filosofia, comédia, repleta de segredos espalhados, prontos para serem descobertos. O Marioverso é como um livro aberto, mas para o qual poucas pessoas dão atenção” lamenta Jardim.
“As crianças antigamente não tinham tanto acesso à tecnologia e internet como as de hoje, consequentemente isso ocorre com os games. Muitas meninas conhecem através de emuladores e informações sobre o games na internet, com isso o universo feminino está crescendo muito na área. As empresas percebendo esse aumento, lançaram games na cor rosa como o DS rosa disponibilizado pela Nintendo, o PSP rosa e lilás e PS2 rosa da Sony” comenta a estudante apaixonada por Mario.

Do Wii ao futuro dos games

Em 2006 a Nintendo anunciou um novo console para fazer frente à familia PlayStation e ao Xbox 360, inicialmente chamado de Revolution, hoje conhecido como Nintendo Wii. O vídeo game causou mais um marco na história, desta vez, por permitir que os jogadores façam os movimentos dos personagens no game usando o próprio corpo.
Há planos para que o Wii ganha sua nova versão no ano que vem, o Wii 2, mas a companhia não revela nada a respeito, mantendo tudo o mais sigiloso possível. Há quem diga que o novo vídeo game terá um drive Bly-Ray e uma saída HD, o que aumentará a qualidade visual do jogo. Mas não é apenas isto, o portátil Nintendo DS ganhará uma versão 3D sem que seja necessário o uso do óculos.
“Acredito que poucas pessoas imaginavam que os video games chegariam a este ponto. Tudo parece ter passado por um período extremo de inovação: controles, gráficos, mecânicas de jogo... A evolução da Nintendo é de cara uma das mais impressionantes de que se tem registro, iniciando-se em poucos pixels e transformando-se no glamour majestoso, total e absoluto que vemos em jogos atuais como Super Mario Galaxy e Metroid: Other M” conta Eduardo Jardim.

Link O Estado RJ: http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=5745&editoria=Cultura
Link Reino do Cogumelo : http://www.reinodocogumelo.com/

2 comentários:

  1. F disse...:

    nem falou de pokemon, que é um dos carros chefes da nintendo =/

  1. Poxa vida, me esqueci de Pokémon! Mas o carro chefe é o Mario, sem dúvida

Postar um comentário