Leilões ganham cada vez mais espaço na internet

domingo, 31 de outubro de 2010
 Eu ainda não creditava que essa matéria ainda estava fora do DR! Fiz no começo do ano para o jornal e deu o que falar! Além de terem gostado bastante, a notícia foi publicada em vários sites de diferentes conteúdos, inclusive o famoso Comunique-se, porém, em um outro em particular foi plágio! Alteraram o título e a legenda, o texto era igual e ainda assinaram com o nome da redação ao invés do meu ou do jornal. Na época eu tentei fazer algo, mas sabe como é...a internet é terra de ninguém para a justiça.

Leilões ganham cada vez mais espaço na internet
 Apesar da desconfiança, os usuários aumentam e compram produtos muito abaixo dos preços oferecidos no mercado

Com o advento da internet tudo pode ser feito dentro de casa. Na frente do seu computador é possível comprar CDs, livros, filmes, TVs de LCD, videogames, enfim, desde utilidades domésticas até eletrônicos através dos sites de leilões online. Eles existem há alguns anos, mas recentemente estão crescendo na rede.

O site Mukirana foi fundado há pouco mais de um mês. “Um dos sócios, conheceu o negócio na Alemanha e decidiu aplicar no Brasil. De lá para cá foi reunida a melhor equipe, com inovação e disposição para fazer o projeto sair do papel”, conta Carlos Eduardo Mendes Barros, 22, advogado. Após fazer o cadastro, o usuário ganha cinco lances grátis, podendo posteriormente, comprar pacotes de 25 até 500 lances. Os preços variam de 25 até 300 reais.

Os produtos começam com o preço zerado e a cada lance aumenta apenas um centavo. O cronômetro marca 30 segundos após um novo valor e se chegar a zero o produto é arrematado. Um notebook Sony Vaio que custa 2.499 reais foi vendido por 94,66 reais; uma TV LCD 32’’ de 899 reais saiu por 62,45 reais e um micro-ondas de 299 reais foi comprado por 18,86 reais.
 
Para o consumidor, isso significa a possibilidade de adquirir produtos por um preço muito abaixo do que é encontrado no mercado. Justamente por esse motivo, o site de leilões online americano “eBay” foi condenado a pagar 2,6 milhões de dólares a Louis Vuitton, pelos 1.300 produtos vendidos com o nome da marca.

Usar sites confiáveis é fundamental

Muitos usuários não confiam nos sites, mas para Caio Fernando Nunes Casemiro, 23, estudante de sistemas de informação, é muito tentador comprar produtos bem mais baratos. Ele diz que o principal ponto para não ser enganado é a atenção do internauta aos materiais que já foram divulgados sobre esses leilões. “É preciso se informar sobre o site, pesquisar, ir a fóruns e ver depoimentos de outras pessoas que já participaram”, afirma o estudante.

Apesar disso, sites como Mukirana, OlhonoLance e LeilãoSuper, por exemplo, não registram queixas dos internautas. A entrega dos produtos é feita para todo o país e o frete pode custar de zero a 60 reais. Para fazer seus lances com segurança deve-se verificar o número de membros que fizeram negócios com o vendedor e o aprovaram, contabilizar os portes de envio e usar uma forma de pagamento seguro contra fraudes, como o pagseguro.

Carlos Eduardo, no entanto, ressaltou que o Mukirana segue à risca as disposições legais escritas no Código de Defesa do Consumidor. “A nossa política é de, reconhecendo falha ou erro em algum leilão, devolver todos os lances ali ofertados, sem prejuízo ao eventual arrematante do produto, o qual sempre paga por ele e recebe-o normalmente em casa”, afirmou.

Os internautas podem obter informações através de pesquisas em sites especializados, como o “Vigilante dos leilões”. Criado para divulgar, analisar, alertar e denunciar os sites de leilões online, nele é possível conferir dicas e estratégias na hora da compra, além das opiniões dos usuários sobre diversos sites de leilões online.

O Estado RJ: http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=4391

0 comentários:

Postar um comentário