Aniversário de Allan Kardec e o surgimento do Espiritismo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010
No dia 03 de outubro de 1804 nascia em Lyon, na França, um homem cheio de interrogações e talvez até um pouco cético. Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em uma família católica e desde cedo começou a se interessar por ciência e filosofia. Estudou em uma escola na Suíça e aos 14 anos ensinava outros colegas tornando-se um díscipulo execelente e criando cursos gratuitos. Aos 18 anos bacharelou-se em Ciências e Letras.
Retornando ao país de origem, traduziu diversas obras voltadas à educação e à moral para outros idiomas que conhecia como, alemão, inglês, holândes, italiano e espanhol. Foi educador, tradutor, escritor e tantas outras coisas impossíveis de citar aqui.
Casou-se com Amélie Gabrielle Boudet em 1832. Foi à Paris onde envolveu-se completamente com educação e publicou um plano de aperfeiçoamento do ensino público. Lecionou, (inclusive gratuitamente), Química, Física, Anatomia, Astronomia, História, Matemática, Fisiologia e Francês. Então em 1854, ele escuta pela primeira vez a respeito do fênomeno das "mesas girantes" e decide investigar os casos no ano seguinte, sendo que antes apenas considerava os acontecimentos uma forma de magnetismo. A partir daí, não só tomou conhecimento do assunto, mas também presenciou a psicografia (escrita mediúnica).
Atentos a um detalhe: Ele em si não possuia mediunidades e nem nunca fez relatos de que a usou. Apenas presenciava e ouvia os fenômenos dos quais tirou toda a base de sua pesquisa. Guiado por um espírito amigo foi afundo e adotou como pseudômino o nome Allan Kardec (nome este que lhe foi atribuído em vidas passadas).
Convencido da interferência dos espíritos no mundo material, buscou juntar os materiais colhidos até então e ordená-los integrando o conhecimento científico, filosófico e moral. Em abril de 1857 vinha ao mundo O Livro dos Espíritos, considerado o marco do nascimento da Doutrina Espírita. Nos anos seguintes lançou revistas que discutiam sobre o assunto e até fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Faleceu em março de 1869 com 64 anos de idade, vítima de um aneurisma, justamente quando investigava as relações do Magnetismo com o Espiritismo. Em seu túmulo está escrito: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei".
Livros básicos do Espiritismo escritos e codificados por Kardec:
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
O Evangelho Segundo o Espiritismo
O Céu e o Inferno
A Gênese
O que é o Espiritismo?






 

0 comentários:

Postar um comentário