Debate: Dilma x Serra na Rede TV

segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Ontem, às 21h, ocorreu o segundo debate do 2º turno para as eleições 2010 na Rede TV. Os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) puderam novamente expor suas idéias de propostas em jogo, ou melhor, em discussão e avaliação por parte dos eleitores.
Negócios a parte, o debate foi fraco! Claro, nem por isso foi menos importante para a população decidir o próximo Presidente da República. Mas, pelo menos metade do programa especial, os candidatos se manteram nas mesmas coisas de sempre, como por exemplo, a privatização. Não se falava em outro assunto. Era cansativo escutar os dizeres dos dois candidatos, pois além da questão repetitiva, eles se fuzilavam com agressões entre si, citando inclusive os nomes de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva. Vamos com calma! Por mais que José Serra seja do mesmo partido que FHC e por mais que Dilma seja do mesmo partido de Lula, o  modo de governar não será o mesmo. Eles falam em continuidade do bom trabalho dos seus apoiadores, mas de fato é que além de um partido temos ali um ser humano. E nenhum ser humano é igual ao outro. Candidatos, não envolvam outros nomes na história que compete à vocês ganharem por merecimento de si mesmos. Porém, o que precisam fazer é mostrar para o público suas experiências concretas e planos para o governo. 
Gostaria de chamar atenção para outro fato importante do debate, que talvez nem todos de nós possam ter reparado. O segundo turno destas eleições é um replay do primeiro : as mesmas idéias, os mesmos projetos, as mesmas falas e discussões apresentadas anteriormente. Pensamos que, com apenas dois candidatos e um tempo igual de propaganda, podemos ouvir muito mais além daquilo que já nos foi dito. Pois não é isso que ocorreu. Infelizmente ouvimos a mesma coisa, da mesma forma, extamente igual. 
É possível notar também, que tanto Serra quanto Dilma, não respondiam as perguntas um do outro, mas respondiam suas próprias questões durante a réplica. Esperamos ouvir dos candidatos algo maior do que foi apresentado ontem. Ambos citaram números ... não sei quantas mil casas ... mil crechês ... 1 milhão de moradia ... 2 milhões de atendimento .... Por favor, pensem! O que são estes dados diante de um país como o Brasil, com 190 milhões de habitantes??? Falam de como se orgulham de atingir estes números, de fato é necessário se orgulhar, mas é muito pouco!
Não é preciso comentar mais nada. Além é claro, do final divertido que a candidata Dilma Roussef deu ao debate, dizendo que José Serra afirmou que ela era a favor da inflação. Atenção ex-ministra, se você fosse a favor da inflação subir, jamais teria chegado até aqui. 
 

0 comentários:

Postar um comentário