Debate de candidatos à Presidência ontem na Globo

sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Ontem, mais uma vez pudemos ver frente a frente Dilma Rouseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio, no debate realizado pela Rede Globo de Televisão. Vamos traçar aqui os breves comentários que tenho a fazer do que vimos no programa especial junto com o que se sabe até agora:

Dilma Rouseff (PT) - A Ex-Ministra da Casa Civil provou que aprendeu a lidar com debates e situações embaraçosas. Ela falou bem, estava tranquila, até o momento que a plateia começou a rir depois da pergunta do candidato Plínio. Os nervos falaram mais alto e ela, mostrando uma certa firmeza feroz, criticou aqueles que estavam achando tudo engraçado e começou a gaguejar. Continuamos notando que apesar da melhoria de Dilma em falar, ela só diz aquilo que é do governo Lula.

José Serra (PSDB) - O Ex-Prefeito e Ex-Governador não pode dizer nada do "gaguejar" de Dilma, uma vez que ele também o praticou bastante, cheios de "é....hã...hum...". Mostrou a mesma firmeza de sempre e também continuamos notando que ele sempre se baseia em seu passado, dizendo das conquistas que teve no estado de SP e na capital paulista, acreditando que assim poderá levar ao Brasil inteiro. Criticou (e bem) os pontos fracos dos demais candidatos.

Marina Silva (PV) - Demonstrou a mesma firmeza e compreensão dos temas discutidos, embora fosse notório o seu nervosismo através das mãos trêmulas. Começou um pouco "presa" no debate e foi se soltando aos poucos, a ponto de rir com as coisas engraçadas e absurdas do candidato Plínio. Mas o seu momento mesmo foi nas considerações finais, um verdadeiro "tapa na cara" nos concorrentes ao cargo, principalmente à Dilma Rouseff.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) - eleito pelos leitores do portal Veja o candidato que se saiu melhor no debate. Realmente, ele se mostrou tão calmo quanto antes, seguro, educado e grosso ao mesmo tempo. Criticou todos os tipos de governo e continuou na mesma idéia de não pagar a dívida externa brasileira para revertê-la à saúde.  Não havia uma pessoa no Twitter que não estivesse falando do candidato do PSOL, suas críticas engraçadas e assim como Marina, o grand finale de Plínio que arrancou aplausos da plateia: "E viva o Brasil!", dizia ele com os braços estendidos para o alto. 

Se alguém diz que Lula tem carisma, falta-lhe a educação e o reconhecimento. Plínio certamente é mais carismático do que ele, além de ser inteligente (vamos admitir) e esperto. Se ele mudasse de partido, aposto que estaria na frente nas pesquisas. O que me pergunto é quanta gente do PSOL tinha naquela plateia para apoiá-lo tanto?
Seja como for e qual candidato for, domingo (03/10) está aí. Hora de votar meu povo! E tentar fazer deste país um lugar melhor para se viver!

Ps: não esqueça de levar um documento com foto, ou ainda em outras palavras, jogue fora o seu titulo de eleitor que não serve mais para nada (pelo menos por agora)

0 comentários:

Postar um comentário