Parque da Previdência: passeio com a natureza

sábado, 19 de junho de 2010

Os visitantes podem fazer diversas atividades realizadas durante o dia além da famosa Trilha Monitorada pela Mata Atlântica





Por Alessandra Sabbag (foto e texto)

O Parque da Previdência, localizado próximo ao Km 11 da Rodovia Raposo Tavares no Butantã, é uma das opções que os moradores dessa região têm para se divertir com toda a família. Fundado em Setembro de 1979, com cerca de 91.000 m², o parque é um dos poucos pontos de mata Atlântica que restam na cidade de São Paulo.
Ariela Bankcetti, bióloga, é diretora do parque há cinco anos e conta que ali são encontradas diversas espécies de animais que raras vezes vemos em outros locais. “Todos os parques tem uma ligação entre si. As mesmas aves que voam aqui, como a Araponga por exemplo, migram para o Luis Carlos Prestes e a Fazenda Tizio" afirma. É justamente pela diversidade de conhecimentos e oportunidades únicas de se ver aves tão raras que a Trilha Monitorada é uma das atividades mais procuradas pelo público. Para participar desta caminhada basta agendar com a diretoria ou com o Núcleo de Gestão Ambiental, que fica dentro do parque e que juntos possuem uma parceria para ministrarem cursos e oficinas.
A diretora também diz que os brinquedos são constantemente reformados e recebem uma vistoria para avaliação a cada 15 dias. A moradora do bairro, Débora Pinheiro, esteticista, traz as duas filhas de 16 e 4 anos de idade para se divertirem pelo menos uma vez por mês. “Não tenho do que reclamar, aqui é gostoso. Um lugar onde elas podem brincar e ao mesmo tempo ter mais contato com a natureza" conta tranquilamente a visitante.
O Parque da Previdência tem coleta de lixo seletiva para reciclagem, além de um curso de Arborização Urbana para ensinar as pessoas as plantas adequadas para se cultivar na residência ou nas ruas próximas do bairro. “Nós doamos sementes de árvores de forma orientada nas escolas. A pessoa pode chegar até aqui e dizer ao parque que deseja plantar algo na sua terra ou calçada. Nós ajudamos, analisamos e indicamos a melhor espécie para aquele local" conta Ariela.
Além da diversão e da responsabilidade o parque oferece cursos gratuitos de educação ambiental e oficinas, nestes dois aspectos, em parcerias com o CECCO - Centro de Convivência e Cooperativa - e o Núcleo de Gestão Ambiental. Para cada dia da semana eles oferecem uma atividade diferente, tanto para crianças quanto para idosos e pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Por exemplo, nas segundas-feiras, as pessoas podem participar do Tai Chi (também às terças e quartas), grupos de arte e meditação, ou de rodas de música na terça. Na quarta tem o curso de bijuterias, futebol e passeios culturais; na quinta, a dança circular e pintura em tecido; às sextas, bordados, jogos e brincadeiras (também às quartas) e yoga e ginástica todos os dias de de manhã. Até mesmo sessões de cinema (às sextas) e terapias (às terças) são realizadas ali junto também com o curso de cultivo de orquídeas. Mas apesar de tudo, o Parque da Previdência possui pouco movimento, em finais de semana chega a ter em média 600 visitantes e nos dias comuns, 200 ou 300.

Serviços:

Parque da Previdência
Rua Pedro Peccinini, 88
Horário de funcionamento: todos os dias das 7h às 18h
Tel: 3721-8951

Para obter mais informações dos cursos do CECCO:
Tel: 3721-5521

0 comentários:

Postar um comentário