Chocolate, um vício que existe há mais de 2 mil anos

terça-feira, 30 de março de 2010

Conheça a história do doce que mais encanta o paladar do ser humano há séculos

Por Alessandra Sabbag

A Páscoa se aproxima e a sua matéria-prima por natureza não consegue deixar os lares do mundo inteiro. O chocolate, cercado de mitos e verdades, possui uma história antiga em que se pode notar, era muito valorizado, tanto por seu valor monetário quanto pelo gosto. Alguns estudos apontam que este “pecado” tem origem com a civilização Olmeca, em 1.500 a.c., no México.

Na América Central e na América do Sul, os povos Maia e Asteca cultivavam o cacau para fazer bebidas, tomadas durante um ritual religioso. O xocoatl, assim chamado pelas antigas civilizações, temperado com pimenta e mel, era o alimento dos deuses e quem tomasse adquiria conhecimento e sabedoria. Cristóvão Colombo foi um dos primeiros europeus a ter contato com o chocolate, mas apesar da aprovação pelo gosto, não deu muita atenção.


Para se ter ideia do valor do cacau, as sementes eram o dinheiro do povoado, uma moeda de troca. Um escravo, por exemplo, seria comprado por apenas 100 grãos. Hernán Cortez, espanhol e conquistador do México, foi bem recebido pelo imperador Montezuma, que acreditava que Cortez era a reencarnação de um deus.


O espanhol não se interessou pelo chocolate, apenas pela forma como os Astecas davam importância e com isso, matou todos do povoado e levou o cacau para a Europa. Na Espanha, poucos apreciaram o xocoatl e somente muitos anos depois, acrescido de açúcar e outros adoçantes, caiu nas graças da elite europeia.

A evolução do chocolate pelo mundo


Em 1657, Londres inaugurava sua primeira loja de chocolates e somente em 1755 é que os Estados Unidos passaram a conhecer o alimento. O líquido doce e quente fez frente as cafeterias da Europa, disputando consumidores e se espalhando, literalmente, por todos os continentes. A Suíça uniu o chocolate com o leite e partir de então surgem as mais diversas formas e sabores que conhecemos atualmente.


A Revolução Industrial trouxe máquinas a vapor capazes de esmagar os grãos de cacau, economizando mais tempo e aumentando em larga escala a produção. Os holandeses inventaram uma prensa hidráulica que permitia a extração da massa do cacau e da sua manteiga. Com a primeira ocorria um processo de pulverização, transformando-a em pó, para posteriormente adicionar sais alcalinos e dissolvê-los na água. Nascem aí os achocolatados.


Logo em seguida e sem demoras, o chocolate em pó foi misturado com a manteiga de cacau, o que resultou no primeiro chocolate em barras. Várias fábricas de chocolate surgiram pelo mundo, dentre as mais conhecidas pelos brasileiros: Nestlé (1866), Lacta (1912), Kopenhagen (1928), Garoto (1929), Ferrero (1946) e Cacau Show (1988).

0 comentários:

Postar um comentário