Tecnologia traz novos recursos a games

sábado, 20 de março de 2010
A realidade, os movimentos e a tridimensionalidade agora fazem parte dos jogos lhes dando mais vida

divulgação

Por Alessandra Sabbag


Lembra daquela época em que os videogames tinham aquelas fitas quadradas e cinzas? Que quando dava erro, todos ficavam assoprando para ver se pegava de novo? Que o jogador ficava apertando o controle desesperadamente, muitas vezes quebrando os botões? Pois é, com a tecnologia avançando rapidamente isso tudo deixa de existir para fazer apenas parte do passado.

Hoje em dia as indústrias e empresas do ramo dos games vêm se aperfeiçoando e criando jogos cada vez mais próximos da realidade. A Microsoft, por exemplo, mostrou uma nova tecnologia de sensores capaz de captar os movimentos musculares dos braços, que transformando-os em impulsos são lidos pelo aparelho (Xbox 360).

Um vídeo disponibilizado pela empresa demonstra como o processo funciona no caso do game “Guitar Hero” (foto). Apesar de parecer estranho ver tantos fios ligados ao corpo, o jogador se torna um guitarrista, fazendo os movimentos dos dedos como se estivesse mesmo tocando o instrumento. O interessante é que além de videogames, isso também pode ser usado para equipamentos do dia a dia, como os automóveis.

Para os computadores a tecnologia traz algo que o cinema já conhece: o 3D. A NVIDIA, fabricante e placas de vídeo, fornece óculos e um console sem fio para controlar a profundidade das dimensões. “A tecnologia 3D Vision se vale dos próprios elementos tridimensionais já presentes em mais de 400 games, e os completa, permitindo uma experiência mais intensa”, explica Matt Wuebbling, gerente de produto da NVIDIA.

Jogos para deficientes visuais

Não é apenas para a diversão que essa tecnologia serve. Hoje, há mais de 50 jogos (de computador) para deficientes visuais, sendo que três deles estão sendo desenvolvidos para que esses jogadores possam “ver” o mundo real. Eles podem navegar por um labirinto, metrôs e edifícios reais com base nos sons e indicações auditivas.

“Nos concentramos em desenvolver o software de jogo como ferramenta de reabilitação, de forma a permitir que usuários deficientes visuais avaliem edificações desconhecidas virtualmente antes de percorrê-las na vida real” diz Lotfi B. Merabet, do Beth Israel Deaconess Medical Center e Harvard Medical School.

As placas de vídeo Zogis – da NVIDIA – foram especialmente criadas com dois tipos de tecnologia, CUDA e PhysX. A primeira acelera os games e programas, usando menos a CPU e melhorando o desempenho do desktop. A segunda dá mais realidade a efeitos físicos como de fumaça, chuva e objetos destrutivos. Para os jogadores é a certeza de estar inserido em um mundo em que tudo é possível, desde que se avance para a próxima fase.


0 comentários:

Postar um comentário