RJ: A Cidade Maravilhosa (do crime e da violência)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Do nada nós amanhecemos com as notícias dos ataques na cidade do Rio de Janeiro nesta semana. Algo inesperado por parte de alguns, e nem tão inesperado assim por parte de outros, começou a inundar os nossos olhos diante de imagens tão desastrosas. O povo do RJ não tem para onde ir. A cidade que fará a grande final da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil está em declínio social.
Não é por menos que os atores, cantores e produções tem medo de fazerem gravações nas belas paisagens proporcionadas pela natureza carioca. O que vimos (e estamos vendo ainda) foi uma guerra, e assim o portal G1 colocava em sua página inicial:


É isso mesmo que estavamos lendo: um tanque de guerra ia em direção a Vila Cruzeiro. Não sei se você pensou, mas passou algo do tipo pela minha cabeça..."É aqui? É no Brasil? É na chamada Cidade Maravilhosa?" ...Não acontecem essas coisas todo o dia. O Rio de Janeiro está mais para a cidade do crime e da violência do que para uma terra maravilhosa. O Sr. Sérgio Cabral, governador do RJ, há alguns meses durante uma vistoria da FIFA no país (aquela visita do cômite da Copa) afirmou em certo momento que depois de conhecer sua bela cidade, quem se interessaria por São Paulo. Pois bem, ontem eu conversava com uma colega de faculdade e dizíamos bem isto: 
- Pelo menos aqui nós temos trânsito, chuva (alagamentos às vezes), essas coisas.
- É só um pouquinho de trânsito, mas estamos aqui em paz - dizia ela.

Em todos os lugares do mundo existe a violência, infelizmente. Mas desde o início da semana, o Rio de Janeiro me pareceu cada vez mais distante de São Paulo. E analisando assim por cima, cada cidade tem o seu problema a ser resolvido, o que me pareceu ainda mais estranho e grotesco quando dizemos que somos uma nação. A verdade é que o Brasil não é um país, mas sim uma terra qualquer feita por blocos individualistas que só sabem zombar um com o outro, vide os preconceitos regionais. Mas fica a pergunta: Porque somos assim? E a partir de quando vamos mudar esse quadro?
Bem, ainda na tarde de ontem, algumas horas depois, o G1 lança mais noticias na home, dando continuidade à guerra carioca entre policiais, militares e traficantes - e porque não incluir também os civis? Afinal, eles estão ali.

É, agora a polícia conseguiu o que queria! Juntar os bandidos da Vila Cruzeiro com os do Conjunto Alemão! E tem gente achando que isso é uma bela operação. Não, pior: tem gente achando que as autoridades são o máximo porque estão lutando contra o crime. Meus caros amigos, abram seus olhos. A população considera tudo uma calamidade e afirma que nossas autoridades estão fazendo a coisa certa. Espera um minuto aí, tem algo errado nisso, não acha? 
Governador Sérgio Cabral, Prefeito Eduardo Paes, Presidente Lula e companhia, respondam: o que vocês fizeram até agora para combater esta situação? Ficaram aí assistindo a operação da Polícia e da Marinha? Estes acontecimentos deprimentes jamais teriam chegado a este ponto se estas autoridades tivessem tomado as devidas precauções desde o início dos seus mandatos. Ou ainda, desde o início que todo o povo brasileiro sabe das tradições cariocas das favelas e traficantes. Como pode existir um lugar onde os bandidos sejam os donos do pedaço? Dentro do morro ou da favela, eles são o seu próprio governo. E alguma vez as autoridades se manifestaram de forma rígida e correta? Não. Não enquanto estivesse apenas "controlado" em único espaço. Mas cada dia que passa, os traficantes colocam "suas asas de fora", "batem vôo" e "sacodem a poeira". E quem paga pela incompetência e desinteresse de nossos mandantes? Você - paulista, baiano, mineiro, gaúcho, carioca, etc.
Para piorar, tem mais! A população está adorando ver bandido morrendo, "tem mais é que morrer mesmo" na gíria super popular. A partir do momento que alguém é capaz de nutrir essa vontade, não é lá muito diferente de um bandido. Então é assim que se combatem as coisas? Quem mata, tem que morrer. Quem estupra, tem que ser estuprado. Quem rouba, tem que ser roubado. Assim formamos um belo circulo vicioso de punições que inibem o crime...opa! Inibir o crime praticando o crime?
Não sei quem deveria ser punido, aquele que pratica ou aquele que deseja praticar o mesmo ato com aquele que o cometeu. É isso que chamamos de justiça? Existem outros meios, cabe-nos descobri-los. Mas o mais impressionante é que teve gente achando graça, fazendo piada ou lendo a notícia da eliminação do Palmeiras na Sul-Americana...visto dessa forma, é compreensível que agimos como animais carnívoros nos pés do Cristo Redentor.








0 comentários:

Postar um comentário