Retrospectiva: Lembrando Harry Potter

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
A Retrospectiva de hoje vai relembrar uma história memóravel. Harry Potter simplesmente se tornou o bruxo mais famoso de todos os tempos e levou milhares de fãs à cinemas e livrarias. A obra de J.K. Rowling vendeu mais de 400 milhões de examplares pelo mundo, em 67 idiomas diferentes, e fez dela a mulher mais rica da história da literatura. A escritora teve a brilhante idéia do personagem durante uma viagem de trem, indo de Manchester à Londres e em apenas 4 horas imaginou cada passo do enredo. Naquela mesma noite, ela começou a escrever o primeiro volume da série, em 1990, Harry Potter e a Pedra Filosofal.


A primeira história do menino bruxo, só seria publicada em junho de 1997, após muitos "não" recebidos por diversas editoras para vendê-lo. Um produtor teria lido o livro de Rowling em uma cafeteria e achou que a história daria um ótimo filme, lançado em 2001.


Com o contrato acertado, a produção buscava atores mirins para começar as filmagens. Muitos foram os analisados durante a fase de testes, mas nenhum agradou. Durante um espetáculo teatral, o produtor notou um menino sentado na platéia e o achou simplesmente a cara do personagem. No final, ele procurou pelos pais e no dia seguinte, Daniel Radcliffe já fazia o teste para encarnar Harry Potter. 


Uma pesquisa feita nos EUA apontou que 51% das crianças que liam os livros da série não se interessavam por leitura antes de Harry Potter e o que liam era por obrigação educacional. O quadro então, havia mudado.


O menino de 9 anos ia crescendo e o ator também. Daniel Radcliffe tinha 11 anos na época do primeiro filme e a dpuvida seria se ele não estivesse muito velho para interpretar o personagem posteriormente. O ator que aceitou a fama e o dinheiro sem exagerar, continuou com Harry até o fim, assim como os atores Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Rony Weasley).


A geração que acompanhou Harry Potter também cresceu e com o passar do tempo os livros e os filmes ficaram mais adultos, mais misteriosos e sombrios. A batalha final ia se aproximando e cada nova aventura empolgava ainda mais os fãs.


A Igreja Católica sempre foi contra as obras e filmes do bruxo e nem é preciso explicar o motivo. Os mais céticos - quanto a isso - achavam que a série fagia uma apologia à magia, à bruxaria e consequêntemente ao demônio. Isso gerou polêmicas, mas nada que mudasse a fama e o sucesso que já estavam nos caminhos de HP.


E então finalmente chegamos ao final. Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1, chegará aos cinemas em alguns dias - estréia dia 19 de novembro agora. O fãs que já ficaram órfãos dos livros em 2007, agora ficarão sós também nos filmes, especificamente no dia 15 de julho de 2011. Mas não é preciso dizer que Harry Potter ficará eternamente na mente das pessoas e marcou gerações.

0 comentários:

Postar um comentário