Receitas Árabes

sábado, 27 de novembro de 2010
Como vocês devem estar sabendo ou não, estamos em uma época que a imigração libanesa está completando 130 anos. Aqui no Brasil são 7 milhões de libaneses e descendentes, o dobro da atual população do Líbano. E eu, como uma boa descendente, aprecio muito as comidas árabes, algumas muito populares no nosso país e outras nem tanto. De várias e várias e várias e várias que existem no universo da culinária árabe, eu selecionei três que sempre agradam meu paladar. E pode confiar que são gostosas, pois são as receitas da mamãe (que aprendeu tudo com vovó)! rsrsrs

 Malfuf  (charuto de folha de repolho)


Ingredientes

1Kg de carne moida
0,5 Kg de arroz cru
1 cabeça de alho picada
6 tomates
2 colheres de margarina
Sal, canela, pimenta síria ou do reino a gosto
2 repolhos

Modo de Preparo

Ferva as folhas do repolho para amolecer e ficarem fácil de tirar do centro. Corte em quadrados e reserve.

Recheio

Frite o alho até dourar na margarina. Adicione os tomates picados para refogar. Feito isto, jogue o tempero em uma travessa com carne moída, arroz, sal, pimenta e canela. Misture bem.
Pegue as folhas de repolho, deixa-as abertas, coloque o recheio e enrole como um charuto. Coloque cada charuto bem juntinho na panela, apertadinhos, com no máximo 3 camadas. Cubra com água para cozinhar, espere secar e coloque água novamente até cobrir todos os charutos. Está pronto. 

Folha de Uva (charuto de folha de uva)


Ingredientes

1 Kg de carne moída gorda
1 Kg ou 0,5 Kg de arroz cru
Sal, pimenta do reino e canela a gosto
Manteiga ou margarina

Modo de Preparo

Depois de tudo misturado (os dois primeiros ingredientes) frita-se 2 colheres de manteiga ou margarina e despeja-se na massa misturando tudo muito bem. Enrola-se na folha de uva este recheio e põe-se para cozinhar em fogo fraco (você poderá expremer 1 limão se desejar)

Tabule*



Ingredientes

1 copo de trigo fino
1 cebola
3 tomates
1 pepino
Salsa
Cebolinha

Modo de Preparo
Lave o trigo e deixe escorrer á agua fria. Deixe-o de lado para estufar durante 1 hora. Pique a cebola, o tomate e o pepino em quadradinhos. A salsa e a cebolinha pique fino. Misture tudo. Tempere a gosto com sal, limão e óleo de oliva.

*Obs: o Tabule é um "prato de entrada" como um aperitivo. Ele é uma salada que os árabes tradicionais comem enrolando o tabule como um recheio em uma folha de alface.

1 comentários:

  1. muito bom ,muito bom mesmo

Postar um comentário