Retrospectiva: 11 de Setembro de 2001 - 9 anos

sábado, 11 de setembro de 2010
Na Retrospectiva de hoje, um acontecimento que me emociona só de lembrar. Estava na escola, ensino fundamental, quando este lamentável acontecimento ocorreu. Como sempre meu pai veio me pegar de carro e eu queria ouvir música e ele não deixou. Disse que tinha acontecido algo muito sério e quando ele contou, não dei importância. Cheguei em casa e lá estavam todos os canais de TV transmitindo a queda das Torres Gêmeas.
Apesar do meu ódio pelo povo americano, uma coisa dessas não se deve desejar nem ao inigmigo. Eu demorei um pouco para acreditar nisso. Aquilo que eu estava vendo na TV era horrível. Para quem quiser, existe um vídeo na internet de 26 minutos (isso mesmo, 26!) onde algumas pessoas estão gravando o World Trade Center quando ele ainda estava em pé. E eles são testemunhas do seu desabamento. A mulher no vídeo começa a gritar "Ohhh my good, oh my good" e chora. Realmente, tem uma paisagem dessa na janela da sua casa deve ser assustador.
Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram nos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Oficialmente são 2.996, contanto com os loucos da Al-Qaeda que sequestraram os quatro aviões, mas algumas semanas depois eles estimaram mais de 6.000 vidas perdidas, incluindo de algumas pessoas que tiveram problemas pulmonares por causa da fumaça e faleceram meses depois. Às 8:46 da manhã, o Voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte e logo depois, às 9:03 a outra Torre foi atingida pelo Voo 175 da United Airlines. Os andares, de acordo com o próprio terrorista responsável pelo atentado, foi calculado exatamente para ser o ponto que eles queriam atingir. Osama Bin Laden chegou a declarar que o objetivo era do andar atingido para cima, e que eles não imaginaram que as Torres Gêmeas iriam desabar. O Voo 77 da American Airlines atingiu o Pentágono às 9:37, enquanto as 10:03, o quarto avião, o Voo 93 da United Airlines caiu em um campo aberto na Pensivâlnia, isto porque os passageiros lutaram com os terroristas para que estes não chegassem ao local real do atentado.
A história destes passageiros e do atentado ao World Trade Center viraram filmes - e que filmes -que valem a pena serem assistidos: As Torres Gêmeas e Voo United 93, ambos de 2006.
No desespero, muitas pessoas se jogaram do prédio. As câmeras de televisão pegaram imagens chocantes e algumas fotografias na internet estão disponíveis. Sinceramente eu não me sinto bem em olhar para uma foto vendo um cara cair direto para a morte. Porque ali ele havia pulado, no desespero, embora soubesse que ia morrer de qualquer jeito, mas eu sei que aquele que estava ali na foto, não vive mais. Para que você possa estar mais informado, e se quer saber os fatos com mais detalhes, a Wikipédia é uma boa, confira neste link: Ataques de 11 de Setembro de 2001
E veja abaixo, algumas fotos marcantes. (Na minha opinião, o acontecimento é tão marcante, chocante e emocionante como o naufrágio do Titanic)



0 comentários:

Postar um comentário