Crítica: Nosso Lar

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O filme Nosso Lar estreou com a maior espectativa do cinema nacional. Assim como qualquer fã de Harry Potter ou O Senhor dos Anéis diria, o longa não é nada diante do livro. Baseado na obra psicografada de Chico Xavier, Nosso Lar completa o ano do falecido médium.
Os verdadeiros espíritas, que estudaram as obras de André Luiz sentirão falta de determinados pontos, além de verem certas incoerências com o que foi ditado para nós no ano de 1944. O filme mais caro do cinema nacional causou alardes por todo o país, e como se já não bastasse a fama e os olhares dos curiosos, Nosso Lar ultrapassa os 2 milhões de espctadores. O longa mais visto nacionalmente falando.
André Luiz retrata a sua própria história, bem como a de outros espíritos nos quais ele tem o merecimento de observar e aprender. É a partir daí que o médico cético "vê" o outro lado da vida. Largando o orgulho, vaidade e o ceticismo, André reaprende a ser feliz. O filme peca no que diz respeitos a esses casos que ele testemunha e que são de extrema importância para seu crescimento. Se foca apenas na vida do espírito e até mesmo modifica as posições dos personagens do livro. Emmanuel, por exemplo, que nunca é citado na narrativa aparece no filme como o Ministro da Comunicação da cidade espiritual.
Ainda assim, o filme passou a mensagem que queria passar. Vale lembrar aos internautas que lêem este post, que a direção e a produção do longa não são espíritas de plantão, portanto passaram os fatos que mais marcaram a sua atenção da psicografia de Chico. Além do que, eles óbviamente pensam que Nosso Lar não será visto apenas por adeptos da religião, como também por outros de ideologias diferentes, mas que vão aos cinemas por curiosidade ou interesse.
Observado dentro deste ponto de vista, o filme é ótimo. Deixa o público pensativo no que diz respeito "a vida como ela é", a morte, o que nos espera, qual é o nosso fim. As indagações feitas constantemente pela sociedade são respondidas em Nosso Lar. Para os conhecedores da Doutrina Espírita, o longa é apenas um pequeno complemento, um passo para o conhecimento da grande parcela da população que desconhece os preceitos e ideais espíritas.
Para muitos Nosso Lar é esclarecedor e reconfortante, para outros é uma loucura ou insanidade mental - ou ainda talvez, alguma coisa maquiavélica. É "paradão", uma narrativa dentro do cinema, onde os fatos e os pensamentos de André Luiz falam mais do que qualquer cena ou ação. Seja como for é um filme nacional que desperta as mentes abertas, porém cegas, e também as mentes fechadas, porém teimosas. Muitos saem emocionados, outros não compreendem, outros pensam nos parentes já falecidos, outros pensam no fim de suas próprias vidas e o que irão colher...Mas tenho a certeza de que muitos sairão renovados, de fôlego redivivo, de uma forma ou de outra.

0 comentários:

Postar um comentário