Obesidade: alarmante, mas com soluções à vista

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Programas de universidades ajudam gratuitamente a combater a doença


Fonte: Banco de Imagens

A obesidade se tornou um tabu na mesa dos brasileiros. É, comprovodamente, uma das causas mais preocupantes que desencadeia novas doenças tais como hipertensão, colesterol, problemas vasculares, cardíacos, entre outros diversos. Neste ano, uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que mais da metade da população no país está acima do peso ideal.  Outras pesquisas indicam que uma em cada três crianças também está nessas condições, bem como um quinto dos adolescentes.
A situação encontra-se alarmante dos últimos anos para cá, quando foi reparado por especialistas, que o consumo de alimentos calóricos, refeições feitas de formas indevidas e com grandes espaços de tempo vem aumentando cada dia mais no cotidiano do brasileiro e infelizmente, fazendo parte de seus hábitos.  A educação alimentar deve vir desde pequeno, quando é justamente crucial para o desenvolvimento de um organismo saudável.
“Grande parte da sociedade adquiriu uma conduta inadequada em relação à saúde alimentar. Além disso, há quem utilize a comida como ferramenta de fuga. A mudança de comportamento alimentar será fundamental para essas pessoas vencerem o desafio de emagrecer”, psicólogo José Cândido Cheque, coordenador dos programas feitos pela Universidade de Guarulhos.
Porém o que se vê nas ruas e nas mesas e lancheiras da escola é o inverso: muito açúcar, sal e gordura. A criança ainda tem uma ‘salvação’ que nada mais é do que a atividade física naturalmente exercida pela sua energia de querer brincar, mas quando se fala em fase adulta, o número de exercícios físicos cai desastrosamente resultando na obesidade. Algumas ONGs e Instituições abriram programas para combater a doença, inclusive, na televisão já se pode observar os mil e um quadros das emissoras como o “Medida Certa” ou até mesmo reality shows de academia.
A Universidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, anunciou a abertura de inscrições para programas de atendimento a pessoas acima do peso, Goam (para adultos) e Goami (para crianças de 7 a 10 anos de idade) com abordagens nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física e enfermagem. Uma vez por semana, durante três meses, os pacientes se reúnem ao lado de profissionais e estudantes aprendendo a escolher melhor os alimentos e problemas psicológicos causados por eles. “Nossa meta é proporcionar qualidade de vida e recuperar a auto-estima das pessoas”, expõe o psicólogo.
Para se inscrever basta telefonar para o número (11) 2475-8300; ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br. O único pré-requisito é estar acima do peso. Para o Goam, há opções de atendimentos em Guarulhos, Itaqua e Arujá.

0 comentários:

Postar um comentário