Maquiagem: aliada ou inimiga?

domingo, 3 de junho de 2012

Confira algumas dicas de especialista sobre como acertar no make

Ana Paula Basílio, maquiadora e designer de sobrancelha

A maquiagem está presente diariamente no rosto das mulheres. É possível observar na rua, como cada uma delas se prepara para viver uma rotinha parecida mas com makes diferentes. Porém, é preciso ter cuidado com a aplicação desses produtos, pois afinal, eles dizem muito da personalidade da pessoa, marcando traços e dando destaques na face, melhorando ou não a aparência.
“A maquiagem é a transparência da personalidade da mulher. Sendo ela bem expressiva, forte, que valorize os seus traços femininos de uma forma ousada, a mulher pode expressar toda a sua autenticidade, sensualidade, seu jeito e sua personalidade. Assim como uma maquiagem mais clara - mais cintilante, rosada -, que pode revelar a mulher mais meiga, delicada e romântica”, afirma a maquiadora de luxo profissional e designer de sobrancelhas, Ana Paula Basílio.
No São Paulo Fashion Week, por exemplo, o que pode ser visto nas passarelas é que os tons metalizados estão com tudo nesta estação, junto dos cintilantes, mas ainda há muito receio de cores fortes e brilhantes no make. Conforme explica a especialista, aplicando-se um tom ideal e sem exageros, todos os looks podem ter a presença dele, como o marrom e o dourado, combinados para o dia a dia do trabalho ou da rotina. Tocados levemente com um contorno nos olhos e o uso de muito rímel, o look fica um espetáculo. Já para uma entrevista de emprego, por exemplo, a dica é usar algo mais discreto e suave, mostrando a vaidade feminina sem deixar de lado o seu estilo.
O kit essencial de maquiagem é sempre o corretivo, pó compacto, blush, rímel e gloss, produtos que estão sempre presentes nas bolsas das mulheres para dar aquele retoque. No entanto, é necessário cautela, ainda mais quando a garota está iniciando seus primeiros passos neste universo. O blush é o principal inimigo se aplicado de forma incorreta. Deve-se ter cuidado para usá-lo de forma suave, em pouca quantidade, na direção das têmporas para as maçãs. Ele deve ser utilizado apenas para dar aquele ar corado na pele. Ao contrário dele, o rímel é o maior aliado e vai valorizar toda a maquiagem natural. Uma sombra clara aplicada em toda a pálpebra, um lápis de olho nos cantos externos e uma sombra mais escura no côncavo, valorizam mais o make do dia a dia.
Muitas mulheres ainda possuem traços tênues, quase infantis e buscam desastrosamente mudar essa imagem. O que poucas sabem e dão valor ao fato, é que a sobrancelha é uma forte aliada nestas horas e pode interferir indiscutivelmente na maquiagem que fica bem em sua face. “Um rosto mais delicado e mais infantil geralmente vem acompanhado de uma maquiagem limpa, em tons claros, cílios bem definidos e sobrancelhas naturais. Para isso é preciso analisar a harmonia do rosto e trazer para as sobrancelhas um pouco mais de expressão - seja ela em formas mais angulosas sem mesmo perder a naturalidade-, além de ressaltar a maquiagem dos olhos esfumaçando-os com tons mais fortes, ousados. Com certeza essas técnicas irão mudar totalmente a imagem infantil e apresentarão uma mulher de mais atitude”, afirma Ana Paula.
Mas e estes produtos milagrosos, que prometem alongar cílios, ou deixar as coisas com mais volume, será que realmente funcionam? De acordo com a especialista é apenas em partes. O modo da aplicação é fundamental no resultado que se deseja obter, entretanto, há rímeis finos com poucas cerdas que não acumulam muito produto e não vão dar um ar de grande volume, mas deixarão os cílios mais separados e com pouco excesso de máscara. Já pincéis mais espessos e com bastante cerdas que levam mais produto, darão maior impressão de volume. “O segredo é sempre aplicar bem, no sentido da raiz dos cílios para cima e em movimentos de zig-zag. Esse movimento deve ser repetido várias vezes, até deixá-los bem definidos. Como dizem, use e abuse da quantidade de rímel, 'sem medo de gastar' para deixar seus cílios bem definidos e longos.”, diz.
Por isso é necessário ter muita cautela na maquiagem. Vale lembrar que na maioria das vezes o “menos é mais” e tque o seu make transmite aquilo que você quer ser com aquilo que você precisa, ter bem definido qual é o seu estilo, a sua personalidade e assim estar bem ‘equipada’ para mais um dia. 



Fonte: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário