Campanha
ajuda a orientar a populção da importância que se deve dar ao coração e aos
hábitos saudáveis
Divulgação |
As doenças cardiovasculares vêm
crescendo significativamente no Brasil desde a década de 40 em diante. O número
é cada vez mais assustador, devido à qualidade de vida que a população tem
tomado como padrão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% das mortes no
país são causadas por elas, sendo que a maioria ocorre em pessoas com menos de
60 anos e o mais impressionante, tinham como serem prevenidas.
Os hábitos são o principal fator para
desencadear problemas cardíacos, entre eles, o fumo, a falta de atividade
física, consumo de álcool e alimentação inadequada. Os dados mostram que 14,1%
da população fuma cigarro todos os dias, 48,6% não se exercitam, 40% tem
pressão alta e mais da metade está acima do peso ideal. Durante todo o ano,
mais de 80 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência de um infarto, ou seja,
uma média de uma morte a cada cinco minutos.
A maioria dos pacientes não faz um
acompanhamento médico adequado, outros nem mesmo se preocupam com a saúde do
coração. Em ambos os casos, se dizem conhecer os riscos e formas de prevenção.
Para conscientizar a população de que o infarto pode atingir qualquer pessoa e
em qualquer momento, foi lançada hoje em Salvador, Bahia, a Campanha Coração
Alerta, que acontece até dia 22 de junho no Centro Convenções da Bahia.
“A Campanha Coração Alerta pretende invadir a mídia com a mensagem da
redução do risco de mortes no infarto. A exemplo de campanhas como a do Câncer
de Mama no Alvo da Moda é vital que a sociedade civil se engaje nessa grande
corrente. Necessitamos de recursos materiais para massificar as informações
sobre o infarto e modificar os indicadores desfavoráveis de saúde pública.
Grandes empresas que têm responsabilidade social podem e devem se juntar a nós.
Essa é uma tarefa para todos!”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira
de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Dr. Marcelo
Queiroga.
De acordo com o Dr. Jadelson Andrade, presidente da Sociedade Brasileira
de Cardiologia (SBC), é muito importante que toda a população esteja engajada
na causa. “Estamos falando sobre a principal causa de mortalidade no Brasil.
Para mudarmos esse cenário precisamos do apoio da população, das sociedades
específicas como a SBHCI e SBC, dos órgãos governamentais e, também, das
empresas privadas. O infarto não tem identidade, pode ocorrer a qualquer um. A
partir de agora, que cada um faça a sua parte”.
Os objetivos almejados com a campanha são mostrar
que o infarto pode vitimar qualquer pessoa, estimular o público a procurar um
médico cardiologista, fazer acompanhamentos, realizar todos os exames (pressão
arterial, colesterol, glicemia), receber orientações para casos de emergências e
engajar as pessoas a levarem uma vida mais saudável. Ações de comunicação e
eventos nas principais capitais brasileiras estão previstas para divulgação da
Campanha Coração Alerta. A população pode consultar informações sobre doenças
cardiovasculares no Portal Coração Alerta: www.coracaoalerta.com.br
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