Doenças cardiovasculares crescem no Brasil

terça-feira, 19 de junho de 2012

Campanha ajuda a orientar a populção da importância que se deve dar ao coração e aos hábitos saudáveis

Divulgação

As doenças cardiovasculares vêm crescendo significativamente no Brasil desde a década de 40 em diante. O número é cada vez mais assustador, devido à qualidade de vida que a população tem tomado como padrão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% das mortes no país são causadas por elas, sendo que a maioria ocorre em pessoas com menos de 60 anos e o mais impressionante, tinham como serem prevenidas.

Os hábitos são o principal fator para desencadear problemas cardíacos, entre eles, o fumo, a falta de atividade física, consumo de álcool e alimentação inadequada. Os dados mostram que 14,1% da população fuma cigarro todos os dias, 48,6% não se exercitam, 40% tem pressão alta e mais da metade está acima do peso ideal. Durante todo o ano, mais de 80 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência de um infarto, ou seja, uma média de uma morte a cada cinco minutos.

A maioria dos pacientes não faz um acompanhamento médico adequado, outros nem mesmo se preocupam com a saúde do coração. Em ambos os casos, se dizem conhecer os riscos e formas de prevenção. Para conscientizar a população de que o infarto pode atingir qualquer pessoa e em qualquer momento, foi lançada hoje em Salvador, Bahia, a Campanha Coração Alerta, que acontece até dia 22 de junho no Centro Convenções da Bahia.

“A Campanha Coração Alerta pretende invadir a mídia com a mensagem da redução do risco de mortes no infarto. A exemplo de campanhas como a do Câncer de Mama no Alvo da Moda é vital que a sociedade civil se engaje nessa grande corrente. Necessitamos de recursos materiais para massificar as informações sobre o infarto e modificar os indicadores desfavoráveis de saúde pública. Grandes empresas que têm responsabilidade social podem e devem se juntar a nós. Essa é uma tarefa para todos!”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Dr. Marcelo Queiroga.

De acordo com o Dr. Jadelson Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é muito importante que toda a população esteja engajada na causa. “Estamos falando sobre a principal causa de mortalidade no Brasil. Para mudarmos esse cenário precisamos do apoio da população, das sociedades específicas como a SBHCI e SBC, dos órgãos governamentais e, também, das empresas privadas. O infarto não tem identidade, pode ocorrer a qualquer um. A partir de agora, que cada um faça a sua parte”.   

Os objetivos almejados com a campanha são mostrar que o infarto pode vitimar qualquer pessoa, estimular o público a procurar um médico cardiologista, fazer acompanhamentos, realizar todos os exames (pressão arterial, colesterol, glicemia), receber orientações para casos de emergências e engajar as pessoas a levarem uma vida mais saudável. Ações de comunicação e eventos nas principais capitais brasileiras estão previstas para divulgação da Campanha Coração Alerta. A população pode consultar informações sobre doenças cardiovasculares no Portal Coração Alerta: www.coracaoalerta.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário