Crítica: Diário de Uma Paixão

sexta-feira, 8 de abril de 2011
Estou aqui há meia hora me perguntando o que vou falar de Diário de Uma Paixão. Não há o que dizer. Sei que existiram muitos livros superiores a este, mas o brilhantismo da narrativa é cativante e emocionante. Se no final da história, você ler e não chorar, ou não fica com olhos lacrimejantes, podemos afirmar que seu coração é de pedra. 
Nicholas Sparks, o mesmo autor de Querido John (que você leu as críticas do livro e do filme aqui) se consagrou neste romance que tem muito a nos ensinar sobre o amor e a paixão. O conto de Allie e Noah é envolvente, você não é nenhum personagem, mas sente-se inserido dentro de cada cena, imaginando todas as caracteristicas do local que se encontram, todos os pensamentos e sentimentos que deles fluem. Por falar em cenas, Sparks não se deixou levar pela censura.
Diário de Uma Paixão não é aquele romance meloso que se preocupa em não mostrar o que não deve. Muito pelo contrário. Em alguns pontos Noah vai reparar no corpo de Allie, na barriga, nos seios, e ela não consegue desgrudar os olhos de seus músculos e peito. A história do casal começa em um verão de 19...e bolinha, quando eles se conhecem em uma festa e se apaixonam, porém, passam longos 14 anos separados e por causa de uma nota de jornal, tudo volta como um relâmpago. Noah se engraçou com outras mulheres, mas nunca se apaixona por nenhuma delas, enquanto Allie é noiva de Lon. Mas ela sabia que não podia se casar com ele, sem antes saber se sua paixão de adoslecência durou realmente apenas naquele verão. 
As coisas mudam e esquentam bastante. Estamos falando de sexo meu amigo. Sexo com amor, e muito amor. É um dos pouquíssimos livros - e talvez o único - que descreve uma cena de sexo de forma tão literária e poética, e que mesmo assim mantém aquele ar mais fogoso, ardente e muito sensual. A narrativa de Sparks aqui é simplesmente única. Esta sensualidade chega a ser tamanha que irá deixar qualquer um que ler empolgado - em todos os sentidos - e apaixonado. 
Porém, tudo irá mudar quando Allie descobrir que sofre de Alzheimer. O final da história é sempre feliz, mas em Diario de Uma Paixão, o fim é o mais marcante: dor e sofrimento que são vencidas pelo amor. É neste ponto que os mistérios da vida são revelados em cada palavra lida. Há apenas uma coisa, um único poder e magia que pode ajudar Allie neste momento e somente Noah sabe lhe dar. Triste, emocionante, comovente e apaixonante. Depois que lemos ficaremos pensando em nossa velhice, se estamos preparados para tudo e para todos os sacríficios que teremos que fazer pelo amor verdadeiro.
Diário de Uma Paixão é constituído destas pequenas partes, tornando-se memorável no coração quando a mente não reter mais as nossas lembranças.

0 comentários:

Postar um comentário