Casamento ou solteirice?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os dois lados da moeda, os dois extremos, os dois caminhos a se escolher na vida. Falar em relacionamento com alguém solteiro por opção é um porre daqueles, e conversar sobre ser solteiro com alguém 'enamorado' é estressante. Ambos não se suportam e o assunto entra em pauta o tempo todo. Não tem como fazer um post sobre virgindade sem antes falar deste primeiro passo.
Vale lembrar que existem vários tipos de casais e de pessoas, portanto, nada será igual para ninguém. Vários seres que se dizem solteiros por opção na verdade estão fazendo disso uma embalagem de camada protetora por diversos motivos (porém, TODOS psicológicos): decepção no amor, independência na vida pessoal ou simplesmente porque não conseguem encontrar a sua cara metade - e esta é a desculpa com maior porcentagem, 98% .


E os casamenteiros? Tem gente que exagera. Ciúmes, briga, convivência, discussão, sexo sim sexo não, amigos, saídas aqui e ali, rotina, etc. O programa Bem Estar da Rede Globo, apresentou especialistas e pesquisadores do amor para ajudar a definir os tramites de um relacionamento. De acordo com eles, amor a primeira vista é possível sim, pois nós humanos emitimos um cheiro quando nos apaixonamos que só é identificado (inconscientemente) por uma determinada pessoa, aquela por quem vamos criar um laço amoroso.
A verdade é que muitas pessoas não sabem como levar um relacionamento deste tipo. Pensam que namorar e casar seria como viver com pai, mãe ou irmãos e que seu parceiro vai ser compreensível sempre, sem te criticar, como faria seu melhor amigo. Por estes motivos, os relacionamentos acabam e assustam pessoas que nele viveram ou que testemunharam. O solteiro por opção nasceu aí. Outros fatores menos importantes , porém significativos, é que existem 4 milhões de mulheres a mais do que homens no Brasil (Censo 2010), ou seja, muita mulher vai ficar para titia, querendo ou não. "A solteirice é uma boa opção para quem é ativo, independente, gosta de viajar, enfim, que atua com completa liberdade de ação. Ou ainda para quem se considera infiel e prefere ser solteiro para ter múltiplos parceiros sexuais", complementa a psicóloga Thamar Alvarez.
Enquanto os pombinhos precisam mostrar bons exemplos de relacionamento e lidar com a convivência do parceiro, os solteiros precisam notar que ninguém nesta vida quer saber de ficar sozinho. Para a especialista, as pessoas precisam parar de procurar um parceiro (a) apenas por receio de um mundo solitário e ressalta que outras coisas mais são importantes para um casal. "A aproximação deve ser sempre uma ação motivada por uma atração real, pela compatibilidade de interesses e não apenas pela busca de uma companhia por medo da solidão", afirma. 


A liberdade constantemente ditada pelos solteiros de plantão pode ser conquistada estando amarrado a outro alguém, basta que os dois lados respeitem o seu espaço e confiem um no outro. Como isto não é nada fácil de se fazer, alguns esquecem de viver o amor em nome dessa independência solitária. Mas será que alguém consegue ser feliz assim? E será que alguém consegue ser feliz com um parceiro egoísta? Não né. Mas sempre vai existir um momento que nós precisamos estar sozinhos para refletir e pensar naquilo que bem entendermos. E paralelo a isso, sempre existirá o momento que iremos necessitar - e muito - de uma boa companhia, amorosa e calorosa. 
Eu já escolhi o meu lado, e você já pensou no seu? 

0 comentários:

Postar um comentário