Um sonho que não saiu do papel

quinta-feira, 6 de maio de 2010
Neste post é impossível tentar pregar a neutralidade e a imparcialidade que o jornalismo tanto se empenha em ter. Mais um post sobre futebol, dessa vez para dizer uma realidade lamentável. O resultado de 2 a 1 para o Corinthians na noite de ontem contra o Flamengo no Pacaembu, não deu a classificação para a equipe paulista. Já que assim, o sonho desta nação corinthiana terminou tão cedo neste ano, vamos aos comentários da partida no geral:



CORINTHIANS

Dominou o primeiro tempo, esfriou no segundo. A pressão exercida sobre o Flamengo na primeira etapa resultou em dois gols que até então dariam a classificação. Mas esta equipe muito bem montada tem (e sempre teve) um erro: quando faz o que precisa, relaxa, ao invés de definir de uma vez. No "geralzão" todos jogaram bem, menos Jorge Henrique (que perdeu todas) e Danilo (que estava muito bem marcado). Isso não quer dizer que a culpa é deles. O time se esforçou até o fim e isso é inegável.

FLAMENGO
Não fez nada demais. Apenas no segundo tempo reagiu, não porque estava melhor no jogo, mas sim, porque o Corinthians permitiu diminuindo seu ritmo e sua marcação. Com mais espaço, tocou a bola, o que resultou no gol da salvação, o único que o time precisava para se classificar.

MANO MENEZES
Se pode-se dizer que existe um "culpado", aqui está seu nome. Como já havia dito anteriormente em outro post, é insuportável vê-lo sentado naquele banco, calmo e tranquilo sem dizer uma palavra enquanto assiste a decadência da qualidade de jogo de sua equipe. O que também é inadmissível, tirar jogadores como o Elias e colocar outros como Paulinho. Você sabe quem é Paulinho??? Pois é, eu também não! Um jogador que nunca havia entrado em uma partida pelo time até então. Pera aí né Mano, tudo bem que ele poderia ser o nome do jogo, mas colocar um inexperiente naqueles instantes cruciais para o Timão não dá né!
O fato foi que quando o Corinthians e o Flamengo voltaram do intervalo, o repórter da Rede Globo conversou com o técnico do time carioca e depois com o Mano Menezes que disse "que a hora estava boa para contra-atacar". E aí eu pensei comigo mesma: Já era! Mano, uma dica pra você: larga da retranca do seu contra ataque e vai pra cima que a casa é sua!!!



TORCIDA
Se tem algo que me deixa muito feliz é ver aqueles milhares de torcedores vestidos de preto e branco, com camisa do Corinthians, sofrendo, roendo as unhas, chorando, de cabeça baixa para no apito final levantarem as mãos e aplaudirem o time. Não tem coisa mais linda de se ver nesta hora com aquelas imagens. Porque só de pensar o que aconteceu naquele mesmo estádio há alguns anos atrás, na última Libertadores que o Corinthians foi eliminado, é de assustar. Desta vez, a torcida teve uma atitude diferente, apesar de alguns torcedores ainda tenham manifestado sua revolta momentos depois da partida (em todas as torcidas infelizmente temos esse tipo de coisa). Mas com certeza não há nada mais bonito do que reconhecer o esforço da equipe e todo o planejamento que foi feito pela diretoria do Corinthians para trazer este título no ano de seu centenário. O Pacaembu continuará a ser o manicômio enquanto a nação de loucos não parar de crescer.


FIM DA HISTÓRIA
Não deu, paciência. Gostei da atitude do presidente Andrés Sanches querendo sim tentar explicar o que houve, mas já fazendo o discurso do Corinthians para ganhar o Campeonato Brasileiro e a vaga na Libertadore do ano que vem. Estão certos eles de que o ontem é uma página virada, e que os momentos de amargura que ficaram nos restantes finais da noite ainda doem, mas com a certeza de que os planos para o resto de 2010 traga novas alegrias e força em seus 100 anos de história.
Como o próprio Mano Menezes afirmou, faltou sorte , pois o time fez a melhor campanha na competição internacional. Foram 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota, esta última na semana passada e que lhe custou a classificação. De fato, o alvinegro é e tem razão de ser chamado de sofredor, pois para ele tudo parece ser mais duro de conquistar. Para este torcedor, o Corinthians é simplesmente muito mais do que um clube, ele se torna e faz parte da sua vida. São prazeres, emoções e dores que o futebol proporciona a todos... mas que são poucos os que apoiam na hora que a equipe precisa...são poucos os que sofrem calados sem vaiar...são poucos que mantém um estádio lotado até o apito final e aplaudem...são poucos que não tem uma Libertadores, mas são a maior torcida do Brasil...são poucos os que se levantam de um rebaixamento e conquistam campeonatos estaduais e copas do brasil...são poucos que sofreram com lavagem de dinheiro e um tremendo tranbique da diretoria e não muito tempo depois se erguem com patrocinadores e com nomes de peso que valem ouro como Ronaldo e Roberto Carlos. Não...me corrijo...não são poucos, é apenas um: Sport Club Corinthians Paulista.


0 comentários:

Postar um comentário