Blogs estão no topo da informação, cada vez mais populares ao público e mais difícil para empresas
Por Alessandra Sabbag
Não é de hoje que os blogs fazem tanto sucesso, caíram mesmo no gosto do público da web há alguns anos. Porém, é possível afirmar que cada vez mais o poder dos blogueiros aumenta, tornando-os personalidades formadoras de opinião, celebridades nascidas dentro da internet. O Instituto de Pesquisas Qualibest divulgou um estudo realizado, em 2008 sobre a opinião dos internautas em relação ao blog.
Na época, 86% dos entrevistados acreditam parcialmente nas informações de um diário virtual, mas 72% deles afirmam que já formaram uma opinião a respeito de um serviço ou marca através da ferramenta. “O blogueiro é um gerador de conteúdo, e isso é uma profissão. Na internet temos qualquer assunto, cabe ao internauta discernir o que é confiável ou não” afirma Marcus Andrade, sócio fundador do Guidu, guia de entretenimento em formato de rede social.
Para a jornalista Ana Magal, as pessoas descobriram nos blogs e nas redes sociais que podem participar do processo de disseminação da informação. “Hoje temos notícias muito mais rápido do que na imprensa tradicional, e é justamente por isso que muitos blogueiros acabam virando ´repórteres´ de seus próprios bairros e próprias vidas, dividindo conhecimento e acontecimentos o tempo todo, quase que em tempo real”, diz a profissional e blogueira do Profissão: Jornalista.
O blog dela foi o único blog brasileiro a ganhar o Concurso Blogger 10 anos, ficou entre os 11 finalistas do prêmio alemão The Bobs Awards (na categoria de melhor blog em língua portuguesa, indicado novamente este ano) e também esteve entre os 100 melhores blogs do TopBlog. Além do Profissão: Jornalista, Ana Magal comanda mais dois, o Feminina Plural e o TeleVisão e escreve como colunista para Coolture News.
Além dos blogueiros experientes no assunto, há aqueles que querem começar o seu diário online com a responsabilidade acima de tudo, é o caso da jornalista recém-formada Ana Paula Caggiano. Desde que entrou na faculdade, Ana Paula tinha a ideia de criar um blog para expor opiniões, matérias e posts de assuntos variados. “Queria divulgar um pouco do que sinto e penso. Mas ter um blog é ser responsável. Não é postar tudo o que pensa e de qualquer jeito. Tem que estar pelo menos antenado no assunto e saber colocar o que acha com palavras certas para não dar a entender algum tipo de ofensa, preconceito” conta a iniciante.
O blog como ferramenta de relacionamento das empresas
Muito diferentes dos sites institucionais, os blogs permitem que as empresas se comuniquem de forma menos informal com seus clientes, com uma apresentação mais descontraída. E por tanto, toda e qualquer empresa precisa olhar o cliente online. “Algumas empresas são a isso: às estratégias, ao conteúdo relevante, ao layout, à facilidade que o cliente tem em navegar pelo site. É importante se comunicar de forma diferente” afirma Marcus Andrade.
De acordo com uma pesquisa feita pela agência de marketing direto Rapp Digital Brasil, mais de 90% das indústrias brasileiras estão presentes na internet, mas apenas 27,5% usam o blog como ferramenta, seguido de comunidades virtuais (26%). O número ainda é baixo. Uma nova pesquisa, desta vez feita pela Forrester Research, apontou um fracasso por parte das empresas no que diz respeito ao blog: mais de 55% deles tinham um ou nenhum comentário por post. O motivo da falta de interesse do público seria porque 71% do conteúdo eram apenas assuntos da companhia ou de executivos.
“Se uma empresa está na web, o blog pode ser um modo informal de contactar-se com seus clientes de forma divertida e menos estressante, dando dicas, avisos e até promoções”, comenta a jornalista Ana Magal. Para Marcus Andrade, outra dica muito importante é a utilização das redes sociais integrada à ferramenta na web, como o Twitter e o Facebook.
Vlog
Os vlogs são os blogs em formato de vídeo, onde qualquer pessoa pode colocar sua opinião ou o que pensa sobre determinados assuntos, expondo seu rosto e falando com uma câmera. Recentes celebridades surgiram daí, como Felipe Neto (Não Faz Sentido!) e PC Siqueira (Maspoxavida) que fizeram enorme sucesso com seus canais no Youtube. Para alguns o vlog surgiu pela preguiça do brasileiro de ler post ou escrevê-los, para outros ele é apenas mais um meio de transmitir informação.
Mas o vlog tem sido utilizado pela maioria de forma totalmente opinativa, sem dados e sem assuntos tão relevantes quanto os que vão parar nas mãos dos blogueiros. “O blog ou vlog nada mais é do que a opinião de alguém que talvez leu, viu ou escutou de outro alguém um certo assunto, e às vezes não foi atrás para saber mais, não fez uma pesquisa detalhada, só postou na sua página e pronto” conta a universitária, Ana Paula.
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