Bolo gelado de Chocolate e Maracujá (eu fiz!)

segunda-feira, 28 de março de 2011
Esta receita eu fiz em casa (com meu namorado, claro) e ficou bem gostosa. Apesar de não ser algo muito tradicional na Páscoa, eu recomendaria pois ela é simples, um pouco demorada devido ao tempo de espera entre uma camada e outra, porém simples. Ganhei uma coleção de receitas Dona Benta e esta aqui é uma delas. Aproveite e faça também!

Ingredientes:
1 receita de bolo básico de chocolate (pode ser uma que vc tenha, de família ou de outras marcas e sites)
1 receita de calda de maracujá *
* Calda de maracujá: 1/2 xícara (chá) de açucar, 1/2 xícara (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado, polpa de 1 maracujá com sementes (opcional) e 1 colher (sobremesa) de amido de milho.
Raspa de chocolate para decorar (opcional e na minha opinião, super indicado, quase uma obrigação)

Recheio:
2 latas de leite condensado
1 xícara (chá)  de suco de maracujá concentrado
2 colheres (sopa) de manteiga
250g de creme gelado para chatili

Modo de Preparo:
1. Prepare o bolo de chocolate conforme a receita em forma quadrada ou de bolo inglês grande e espere esfriar.
2. Leve ao fogo médio o leite condensado com o suco de maracujá  e a manteiga e cozinhe, mexendo sempre, até começar a se soltar do fundo da panela. Retire do fogo e espere esfriar em temperatura ambiente.
3. Bata o creme de leite com o açucar até formar picos firmes . Agregue o chantili ao brigadeiro de maracujá.
4. Prepare a calda de maracujá conforme a receita abaixo:
    Calda:  ferva os ingredientes em fogo médio por cinco minutos, engrosse com amido de milho dissolvido em um pouco de água e, se desjar, misture a polpa com as sementes.
5. Divida o bolo em 4 camadas (fiz com 3). Forre a assadeira com papel alumínio, disponha uma fatia de bolo, regue com a calda e acrescente uma parte do recheio. Repita a operação até encerrar com a última camada. Forre o bolo com papel alumínio e leva à geladeira por no mínimo 2h.
6. Desenforme o bolo sobre um prato grande ou travessa. Regue com a calda restante e decore com raspas de chocolate se desejar.

Importante: sempre vale lembrar que se deve ter cuidado ao cortar as camadas do bolo para que ele não se depedace. Foi exatamente isso que aconteceu com o meu. Pois assim, a massa também ficou muito fofa e o recheio com a calda se tornam muito pesados, o que aconteceu? A camada de cima se juntou com a debaixo, destruindo a camada despedaçada que estava no meio. Mesmo assim ficou gostoso, veja a foto:


=*

0 comentários:

Postar um comentário