Dia de Silvio Santos

domingo, 12 de dezembro de 2010
Hoje, 12 de dezembro, um dos maiores comunicadores do país completa 80 anos de idade. Estamos aqui falando de um mito da TV brasileira chamado Senor Abravanel, popularmente e artisticamente conhecido como Silvio Santos.
Ele nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro e aos 14 anos já era um simples camelô que vendia capinhas de título de eleitor, entre coisinhas mais. Um homem notaria a bela voz de Silvio que foi convidado a fazer alguns testes para o rádio. Ali começava uma das carreiras mais brilhantes feita nos meios de comunicação.
Foi também paraquedista do Exército quando completou a maioridade e por isso mesmo largou de vez a profissão de ambulante e deciciu ser radialista em Niterói. Lá, muitas barcas saiam para o Rio de Janeiro, e tantas outras chegavam - todas monótonas, sem graça, sem aquele "que" de alegria. Senor Abravanel estava ali, com um belo auto-falante, tocando e cantando músicas diversas e aproveitando para, durante os intervalos, anunciar os produtos que vendia. Os passageiros se divertiam e dançavam.
Mas como tanto esforço cansa, logo ficavam com sede. Silvio teve mais uma ótima  idéia: a de vender refrigerantes e outras bebidas e que após a compra, o consumidor ganhava uma cartela para concorrer a pequenos prêmios. Pode-se dizer que, oficialmente, aqui nascia o empresário bem sucedido.
Manuel da Nóbrega foi quem "deu de presente" o Baú da Felicidade, na época, a empresa vendia baús de presente mediante o pagamento de prestações - um negócio que parecia ir a decadência e que foi erguido por Silvio Santos se tornando o que é hoje, carnês e prêmios mil. Já na televisão, a carreira do Senor Abravanel começaria lá pelos idos dos anos 70, com um canal no Rio de Janeiro, na TV Tupi, na TVS e na década de 80 quando ele era dono de quase 50% da Rede Record. Tudo isso gerou e deu vida a um de seus maiores "filhos" da carreira: o Sistema Brasileiro de Televisão, SBT.
Ele também passou por momentos mais complicados. Na mesma época, Silvio teve problema de saúde com suas cordas vocais e ficou ausente do Programa Silvio Santos (que tinha muitas atrações e existe até hoje) por algum tempo. Em 2001, sua filha tinha sido sequestrada em 21 de agosto e no dia 30 o próprio bandido, "sem ter para onde ir", invadiu a casa de Silvio Santos e fez a familia refém. Como bom comunicador que é, o empresário convenceu o sequestrador a deixar os parentes e ficou com ele por cerca de 7 horas - tudo acabou com a chegada do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mas há quem afirme que quem negociou todo o acordo com o bandido foi o apresentador (ele ainda saiu para cumprimentar os pais do homem que o manteve refém). Isso tudo sem citar o rombo do banco Panamericano ocorrido recentemente.
Realmente não existe nada e nem ninguém igual ao Silvio Santos. Você nunca irá ouvir de outros, as verdades ditas por ele. Sem falar da sua inteligência de não enfrentar a Rede Globo - certo domingo, ligo a TV e ouço "Você gosta da novela das 8 da Globo? Sim, eu também gosto, é boa novela. Pode assistir, mas depois mude para o SBT e assista Pássaros Feridos". Éééééé, Senor Abravanel não é brincadeira não! Um verdadeiro mito da TV brasileira! "Quem quer dinheiroooo??" "Olha o aviãozinhooo"
Veja neste link (nerdcast) um programa especialíssimo sobre a toda a vida de Silvio Santos - vale a pena ouvir tudo!!!

http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-175-silvio-santos-a-biografia-incompleta/


Confira abaixo alguns vídeos, músicas e programas do apresentador e empresário:








0 comentários:

Postar um comentário