Unhas quebradiças, o terror da mulher moderna

domingo, 5 de agosto de 2012

Entender o que está faltando na alimentação e ouvir dicas de especialistas ‘ajudam’ a driblar o problema


Há anos as mulheres sonham em ter a unha perfeita. Qual delas não deseja poder esmaltar suas mãos para uma festa, evento ou até mesmo para o dia a dia rotineiro? Uma prova disso é a enorme quantidade de fábricas e marcas que investem pesado neste nicho do mercado econômico no Brasil e no mundo. O grande problema, entretanto, é manter as unhas compridas o suficiente para mostrar sua beleza. O terror de uma mulher, da patricinha a roqueira, é ter a sua unha quebrada. Não importa a idade, a reação ao vê-la partida ou escamando é a mesma. Por isso, hoje em dia se salienta bastante a idéia dos cuidados com as mãos e tudo que se relaciona a elas. 

De acordo com a técnica de unha, Jaqueline Brito, o melhor tratamento para quem tem esse tipo de problema é cuidar da alimentação, através do consumo de proteínas, vitamina A e cálcio que ajudam elas crescerem fortes e saudáveis. “Na parte estética deve-se evitar ficar com as unhas esmaltadas por mais de cinco dias, dando um intervalo de dois a três dias entre cada esmaltação”, afirma a especialista. Alguns alimentos como queijo, frutos do mar, frutas, carne vermelha e magra, batatas e lentilhas são recomendados, mas ainda assim, dependendo do problema, é necessário procurar um dermatologista. A maioria das mulheres ainda prefere retirar a cutícula que não alteram em nada o fato da unha ser forte ou fraca, mas recomenda-se que retire apenas o excesso de pele sem empurrar de forma brusca.


Muitas preferem passar uma base simples para ir ao trabalho, por exemplo, porém, as que sofrem com o problema das unhas fracas acabam ficando com as mãos ‘feias’, uma vez que elas acabam batendo na mesa, nas teclas do computador ou enroscando nas lãs do casaco, e por fim lascando e quebrando. O que acontece então é um desastre para mulheres modernas que precisam se vestir socialmente ou ter uma aparência melhor cuidada: a unha fica deformada, torta, faltando um pedaço e diferente das outras. Pode parecer que não, mas isso chama muito a atenção.

Menos incomodo, mas tão ruim quanto, são as manchas esbranquiçadas (conhecidos como leuconiquia) que de vez em quando surgem e refletem os danos que foram causados à matriz e formam pequenos bolsões de ar. “A cor normal das unhas é transparente. Para se livrar desses bolsões é necessário deixá-las crescer evitando pancadas, elas vão se deslocando até chegar a borda livre e a unha ser cortada”, relata Jaqueline.
Vários produtos existem hoje no mercado para resolver esta bagunça nas mãos das mulheres, no entanto,  algumas receitas caseiras são passadas de boato em boato, geração a geração, avós e mães para filhas, tais como azeite de oliva, limão e cravo da índia, ou ainda o famoso casco de cavalo. “Muita gente diz que não gosta do casco de cavalo, pois ele deixa as unhas amareladas. Já usei o cravo da índia como óleo e o resultado foi o mesmo. Atualmente aprovei o recuperador da Impala. É ótimo”, indica a técnica.






0 comentários:

Postar um comentário