Põe a mão na cabeça que vai começar....

sábado, 25 de agosto de 2012

Nesta semana, para nossa não tanta alegria, começou o horário eleitoral gratuito (sorte daqueles que possuem TV a cabo, não é?), ou seja, o maior desespero da população fanática pela televisão. Mas muito pior do que ter que ficar vendo as mesmas caras e bocas de sempre em exibição, é ter que aguentá-los também nas ruas da cidade.
São Paulo que o diga! A metrópole já possui problemas suficientes por si só, e a cada quatro anos ainda é preciso suportar o enorme lixo causado pelos políticos e suas propagandas. É triste olhar para cada esquina, ou para cada quatro metros e ter que testemunhar nossa cidade mais feia e suja. O pior é que depois das eleições ninguém vai limpar. 
Pensando bem, não sei realmente o que é PIOR, pois nunca parece que será tão ruim além do que já está, mas sempre há um político para te mostrar que é possível fazer ainda mais. Se um político fosse bom de verdade, não seriam necessárias placas, folhetos, papeizinhos, propagandas, adesivos e nada dessas coisas que usam para comprar a população. Aliás, comprar é uma palavra fraca, o correto talvez fosse subornar. É a velha história: "Olha, bate de porta em porta, convence o pessoal a votar em mim e eu te dou uma graninha extra". 
Nesta época do ano, eles aparecem como formigas para colher a comida antes da tempestade: pegam ônibus, trem, metrô, visitam comunidades, favelas, vilarejos humildes, prometem educação e saúde. E no meio de tudo isso, lixo. Nos outros dias do ano, ou melhor dizendo, nos próximos três anos, o caso é ficar viajando, fazendo novas alianças interesseiras, novos negócios e abrir um hospital e uma escola só para contar depois que fez alguma coisa. Apenas uma satisfação à população. 
Mas acredite que grande parte dela realmente coloca fé nessas promessas, realmente acham que o governador, prefeito ou seja lá o que for, fizeram 600 novas moradias, 250 escolas infantis, 300 centros de lazer e pesquisa e que destinou não sei quantos milhões ao benefício de nossa cidade. Incrivelmente, nada mudou apesar das palavras. 
Ah, sim, tem uma coisa que mudou desde a sua eleição....o lixo sumiu. É, voltou a ser apenas o lixo que vemos no dia a dia, os papeis de bala, latas e cigarros. Aqueles outros entulhos só voltam daqui quatro anos, quando começarmos a ver os eleitorais mais uma vez. Para um bom político, uma cidade mais limpa basta, ou pelo menos, deveria bastar.  

0 comentários:

Postar um comentário