Um mal que incomoda muita gente

domingo, 12 de agosto de 2012
Quarto é o principal cômodo da casa com grandes chances de causar alergias e as vassouras precisam ser abolidas da faxina


Quem nunca teve problemas com alegria? Seja um simples espirro ao movimentar um objeto com pó ou até mesmo ataques de rinite. O programa Globo Repórter de ontem (10/08/12) tratou um pouco do assunto de forma abrangente, chegando a mencionar os problemas dos asmáticos. De acordo com os especialistas, metade da população brasileira, daqui alguns poucos anos, sofrerá com algum tipo de alergia. Hoje, já chegam a 35%.
 Isso irá ocorrer por um fator natural: a rotina do ser humano. Casa, trabalho, shopping. Estes são geralmente os programas tradicionais de qualquer pessoa seja por vontade própria ou obrigação. Portanto, são ambientes fechados, que tem pouca circulação de ar e nenhuma iluminação do sol, o que contribui demais para aumentar a sensibilidade do corpo.  Além é claro, por diversos outros fatores tais como alterações climáticas, sedentarismo, estresse, contato com partículas e micro organismos que causam a alergia.
Os tratamentos para combater esse mal que ‘incomoda muita gente’ são numerosos, até mesmo o controle alimentar pode ajudar, porém, o fator mais importante está dentro de casa. Não esquecer de um criterioso e indispensável cuidado com o lar é fundamental, afinal, os maiores causadores dos sintomas do alérgico estão presentes neste ambiente: ácaro, poeira, mofo e fungos. Por isso, os hábitos de higiene e limpeza precisam estar alertas e serem mudados se necessário, pois assim, com a tomada de pequenas medidas, a presença desses inimigos será banida. Segundo o Alergista e Imunologista, Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia, o Dr. Marcello Bossois, o controle do ambiente é responsável por uma significativa redução dos processos alérgicos, que pode chegar a 40%. “As mudanças na arrumação, limpeza e faxina do lar produzirão um ambiente que será menos alergênico, mais fácil de ser limpo e mais saudável para toda a família.”

O que fazer no quarto?



O quarto é o local da casa que mais merece atenção, já que é nele que passamos a maior parte do tempo e  a cama reúne condições excelentes de temperatura, umidade e escamação de pele humana para  o desenvolvimento de ácaro, fungos e mofo. Portanto, a melhor solução é forrar os colchões e travesseiros com material impermeável. “Por este motivo, que a forração dos colchões e travesseiros é tão importante no processo de combate da alergia, já que desta maneira cria-se uma barreira entre o corpo e estes objetos. Esta forração evita a proliferação destes alergenos, pois os ácaros não terão mais seu principal alimento, a queratina presente na pele. Além disso, a barreira formada não mais permitirá que as pessoas inalem estes alergenos, tornando-as mais distantes do que as provoca alergia”, afirma Dr. Marcello Bossois.
Os objetos devem ser evitados na maior parte do possível dos aposentos. Para pacientes que sofrem com alergias respiratórias como rinite, bronquite, sinusite e faringite é necessário abolir de vez cortinas de pano, carpetes, tapetes, cadeiras ou poltronas de pano, bichos de pelúcia e até evitar a presença de plantas no ambiente de dormir. Nada de jornais e revistas espalhados pelo quarto, pois eles fazem surgir o mofo. Lembre-se que o quarto deve ser bem arejado para manter o ar constantemente renovado e atrapalhar a vida dos alergenos.
Perfumes com cheiro forte, tintas, ceras, removedores, produtos químicos e cigarro devem ser evitados ou barrados completamente. Para as mulheres que adoram ter uma escrivaninha com espelho dentro do quarto, também não é recomendável já que eles dificultam a limpeza. “As persianas podem ser utilizadas no lugar das cortinas de pano com o objetivo de facilitar a limpeza e evitar o acúmulo de poeira. Para o combate dos insetos, os repelentes naturais como velas de andiroba e citronela podem substituir o uso dos inseticidas em aerosol. Mas, jamais, um paciente alérgico poderá utilizar um travesseiro de origem animal, seja de pena ou de pluma, pois ambos são ricos em queratina, o alimento preferido dos ácaros”, adverte o Coordenador Técnico do Brasil Sem Alergia.

Limpeza feita em casa!



Muitas mães e avós sempre se orgulharam da faxina que fazem, um brilho impecável. Porém, o que a maioria não sabe é que pode ter cometido um grave erro bem debaixo do nariz, literalmente. O uso de vassouras não é o ideal já que elas espalham a poeira e a acabam levantando pelo ar, bem como o uso de produtos de limpeza em geral que agridem a mucosa respiratória. De acordo com o especialista é necessário usar aspirador de pó e em seguida um pano úmido para retirada completa da sujeira, detergentes biodegradáveis ou álcool.  
Até mesmo para lavar as roupas deve-se ter todo cuidado, pois o amaciante e o sabão em pó impregnam nas camisas, calças e demais peças que estejam no tanque ou máquina, com substâncias que são nocivas à alergia. A dica é comprar o sabão de coco em líquido, pó ou barra para substituir. 

0 comentários:

Postar um comentário