Prazo de entrega é o principal problema entre empresas e fornecedores

domingo, 15 de julho de 2012

Estudo, análise e cuidado são necessários para escolha de um bom fornecedor

Todos os dias vemos uma reclamação diferente por parte dos consumidores no que diz respeito à compra e entrega dos produtos em sua casa. Pois bem, com as empresas isso também não é uma novidade. Uma pesquisa realizada no mês de maio deste ano pelo Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain) ouviu mais de 450 organizações de diversos portes das áreas de compra e supply chain com o intuito de definir as principais dificuldades do sourching (terceirização) no Brasil.
Para uma empresa funcionar perfeitamente e levar o seu produto até o consumidor final, existe um enorme caminho a ser percorrido. Por isso a escolha dos fornecedores, a maioria, se não todos, terceirizados, faz parte dos grandes desafios de um negócio. É uma questão de muito estudo, análise e cuidado para não sair prejudicado.
A maior parte das empresas que participaram está ligada ao segmento de indústria e mais 35% são companhias de serviços e comércio. E, para a surpresa ou não de muitos, a pesquisa revelou que o principal problema está ligado ao prazo de entrega e a qualidade dos serviços prestados, que juntos somaram 40% das respostas. Falta de comprometimento e preços elevados também fazem parte da lista.
Porém, muitos dos outros quesitos apontados fogem totalmente do controle tanto das empresas quanto das fornecedoras como infraestrutura logística. Por exemplo, as más condições das rodovias, situação precária dos portos, ferrovias abandonadas e problemas nos transportes aéreos. Para o diretor do Inbrasc, Henrique Gasperoni, tudo isso interfere diretamente no prazo de entrega dos produtos – “É a queixa mais freqüente dos profissionais da área”, afirma.
Quase 80% dos entrevistados disseram utilizar a homologação, além de informar aos potenciais fornecedores os critérios mínimos para participar dos processos de compras e 78% deles fazem questão, e vêem a necessidade de repassar os valores da companhia, bem como a missão e a visão. Um ponto que para elas é primordial para uma boa relação, a maioria delas, 52%, buscam manter essa relação freqüente de parceria com seus fornecedores.


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