São Paulo, 457 anos!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A terra da garoa nasceu há 457 anos e hoje em dia não chega nem perto do que já foi no passado. Os anos fizeram bem e mal a São Paulo. Um bom exemplo disso é aquela famosa letra de música "Moro em Jaçana, se eu perder esse trem, só amanhã de manhã" ... pois é, isso simplesmente não existe mais na cidade que não dorme.
São Paulo não descansa, não pára! A madrugada pode ser tranquila nas principais avenidas e estradas da capital paulista, mas está bombando nos bares e baladas espalhados por aí. Cada minuto é um tempo valioso para essa metrópole...cada segundo é corriqueiro e apressado. Somente o trânsito e as enchentes conseguem bloquear toda essa demanda agitada.
Muitos que moram fora vêem São Paulo como uma cidade incontrolável, sem jeito, poluída e cheia de problemas. Para todos os seus 11 milhões de habitantes é estressante e cansativa. Mas venhamos e convenhamos: alguém aí consegue imaginar a sua vida sem 'sampa'? A capital agrega simplesmente os melhores hospitais do país - e até da América Latina - , possui antiguidade e tradição unida à modernidade e ao que de mais novo podemos ter em tecnologia, tem lugares para todos os tipos e todos os gostos, baladas, shoppings, pizzarias, restaurantes...
São Paulo é como um pai adotivo, aceita e abre seus braços para os negócios, para a economia, para a inovação, para a ousadia, para a saúde, para o trabalho, para o Brasil. A metrópole abraça desde os filhos distantes do nordeste e até os mais próximos cariocas. Chama atenção do mundo pela sua grandeza e magnitude, que fazem dela algo ainda maior do que aparenta ser. São Paulo coloca medo em muita gente e ao mesmo tempo os conforta, pois tudo aqui é do bom e do melhor. Tantas e tantas pessoas chegam doentes e saem curadas, outras chegam ignorantes e saem profissionais, outras chegam com fome e saem especialistas em profissões humildes que lhes garantem o pão do café da manhã.
São Paulo de todos os problemas e de todas as soluções, de toda gente, de toda raça, de toda cor. São Paulo de arranhas-ceús, de grandes parques, de muitas estradas, de vários caminhos. São Paulo de chuvas torrenciais, de sol escaldante e ardente, de dias azuis ou nublados, de noites frias e brilhantes...
Pouco importam seus problemas - que todas as cidades do mundo também possuem - diante de fatos que mal falamos ou reparamos. A grama do vizinho é sempre mais verde, mas pelo menos no dia de seus 457 anos vamos pensar e refletir em tudo que esta magnífica capital faz - e aguenta - por nós brasileiros. No verão, os dias de calor que temos aqui não nos mata e nem deixa-nos na seca, a noite tráz o frio que refresca. No inverno não morremos congelados e o sol de 'tardezinha' é sempre bem-vindo. As chuvas nos deixam enchentes e levam nossas coisas? Oh sim, mas não somos soterrados, quase nenhum lugar corre risco e nem tivemos 700 mortos. São Paulo é São Paulo e eu espero que ela continue sendo a cidade que tenho orgulho de viver. 
Parabéns São Paulo!!!


0 comentários:

Postar um comentário