Critica: Megamente

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Quem diria que alguma vez na vida um vilão tentaria fazer um herói? Pois é isso mesmo que podemos encontrar no filme Megamente, da Paramount. O longa é baseado, literalmente, na história do Superman só que na versão vilã. Megamente e Metro Man são enviados à Terra depois que seus planetas são destruídos e logo na primeira cena, os dois bebês já se mostram dispostos a serem grandes rivais.
Tentando descobrir para que veio ao mundo, Megamente encontra seu caminho após as zombarias dos colegas de sala de aula - inclusive Metro Man - e decide que nasceu para ser o vilão. A jornada está traçada e em um belo momento, o grande cabeça azul consegue finalmente vencer o super-herói. A cidade está abandonada e Megamente precisa de um novo herói para combater seu tédio.
Com o DNA de Metro Man ele pretende atirar o único golpe em alguém justo, bom e honesto. Porém, tudo dá errado e o que era pra ser "bonzinho" vira algo "vingativo". No meio da trama não poderia faltar, é claro, o amor - Megamente se apaixona, sem querer, pela jornalista que mais o detesta na cidade inteira. O que será que nasceu disso? Com certeza não vou contar aqui. Mas nem tudo que parece é, pois Metro Man ainda não teve um fim, apenas pensou na mesma idéia de Megamente quando era criança : "Para que afinal eu nasci?", e assim decidiu fazer carreira. 
A animação é bem feita e as músicas são perfeitas. A dublagem estava realmente boa e todos os personagens ganham um ar gracioso e engraçado, exibindo que até mesmo os malvados possuem um lado bom para tudo. Outras coisas que deveriam ser notadas são que:
O questionamento do vilão e, posteriormente, do herói, são dúvidas que nós mesmos colocamos em nossas cabeças em algum momento da vida. Porque viemos ao mundo? Para que eu nasci? E apartir disso traçamos nosso destino, nossa vida, e assim como é mostrado no filme Megamente, muitas vezes escolhemos os caminhos errados que julgavámos serem os certos.
O segundo ponto passa despercebido, mas vivemos ele no dia a dia. O fato do garotinho de cabeça azul e grande ser sempre o motivo de chacota na escola e ter se voltado por um caminho do mau. Isso acontece com todas as crianças, uma hora que vivem a ser a grande piada da turminha e que na vida real nos traz dissabores quando se tornam vilãs do crime. 
Enfim, Megamente é a animação diferenciada que faltava, nada daqueles contos de fadas onde "o bom é o bom e o mau é o mau". Mas ainda assim, se encaixa naquela frase clichê: "e o feitiço virou contra o feiticeiro". 



0 comentários:

Postar um comentário