Redes sociais X Mídias sociais

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Por Roberta Furtado

Não é difícil encontrar quem se enrole ao falar sobre redes sociais e mídias sociais. Isto porque, apesar de muitas pessoas não saberem, existe diferença entre estes dois termos.

As redes sociais precedem a internet. O termo se refere ao relacionamento entre pessoas que partilham o mesmo interesse. Portanto, um grupo de estudos, relações de amizade, familiares ou comerciais são consideradas redes sociais. Ou seja, para se participar de uma rede social você não precisa estar, necessariamente, em um ambiente online. A própria sociedade é um grande conjunto de redes sociais.

Muitas pessoas associam o temo redes sociais a sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Twitter e LinkedIn. Mas, na verdade, eles são ferramentas online que promovem esta interação entre os usuários.

Já as mídias sociais são meios que possibilitam a produção de conteúdo por qualquer pessoa. É a chamada produção ‘de muitos para muitos’. São espaços que, assim como TV, rádio e jornal, permitem a promoção de uma marca, serviço ou produto. A diferença é que as mídias sociais também possibilitam a interação social. E este é o ponto principal: além de interagir com os usuários é possível também divulgar conteúdo.

O trabalho feito por uma marca nas mídias sociais visa ter um bom posicionamento na internet, produzir e difundir conteúdo, além de interagir e estreitar relacionamento com o seu público.

Ambos os conceitos são complexos e, justamente por isso, costumam ser utilizados de maneira equivocada. Porém, é importante deixar claro que existem algumas divergências quanto ao conceito exato de cada termo.  Isto ocore, principalmente, por serem termos já existentes antes da internet e que tiveram seus sentidos modificados, com o uso, após o seu surgimento.

0 comentários:

Postar um comentário