Hipocrisia Mórbida

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
O post do DR de hoje é uma mistura dos acontecimentos recentes...uma lista do que se pode observar neste início de 2011, especificamente na capital paulista. Então vamos lá?


Para começar bem, a passagem de ônibus de São Paulo aumentou de novo. Desta vez para 3 reais. Se o transporte público da grande metrópole estivesse melhorando de alguma forma, ninguém iria reclamar. Porém a realidade é outra. Certa vez ouvi um colega de faculdade falar que a solução para o problema do trânsito era o transporte público. Bem, nem um nem outro está indo para o melhor caminho...nem o transporte, muito menos o trânsito. Daqui a pouco (pelo menos aqui onde moro) será mais fácil começar a pagar a passagem dos ônibus intermunicipais já que é praticamente o mesmo preço e eles geralmente não vem lotados. Para quê ir ao Playcenter ou Hopi-Hari se você pode curtir a emoção da sua viajem (sim, pois é realmente uma viajem de um lugar a outro em SP): os bancos da última fileira do "busão" estão sempre soltos e cada buraco na rua, valeta ou lombada faz você sentir que está em um parque de diversões. Mas neste parque, relaxa, você pagará apenas 3 reais e poderá curtir por longas horas enquanto espera chegar ao seu destino. Porém, ainda há outras opções, na melhor delas, você estará de pé.
3 reias...3 míseros reais que custam (e muito) no bolso do brasileiro. Aliás, este ano aprendi bastante a dar mais valor a cada centavo que encontro/ganho. Acabei de me formar e tem pouquíssimas vagas na minha profissão - que novidade não é? - então pra dar uma ajudinha, me inscrevi em sites de emprego e cadastrei meu currículo. Porém, alguns, depois do preenchimento do cadastro, pediram o número do cartão de crédito e em quantas vezes desejava fazer. Sei que nada é de graça, mas se pergunte: se alguém está procurando um emprego é porque não tem dinheiro no fim do mês...chega a ser hipocrisia e capitalista demais ao meu ver, um site de procura de emprego cobrar 59,90 (ou até mais, ou até menos) daquele que não recebe o suficiente para pagar suas contas. Parece brincadeira, uma lógica que passa totalmente despercebida pela população. Deveria ser um direito nosso (assim como existem alguns órgãos e instituições) ter todos os sites disponíveis para nosso objetivo e não pagarmos por isso. É nosso direito que o governo nos assegure emprego e salário, uma forma de viver e sobreviver. O seu currículo do Plano Simples será um dos últimos a serem exibidos para as empresas porque você não tem o Plano Destaque. Resumindo: não somos escolhidos pela nossas capacidades, qualidades e habilidades, mas somos escolhidos "por aquele que paga". É como um leilão, "quem dá mais" "quem dá mais" ... mas o emprego é o objeto de valor quando na verdade, é a empresa que está fornecendo o emprego que deveria dar valor aos candidatos que o disputam.
Falamos de governo, que tal agora falarmos da sociedade? Afinal ninguém é santo. Falar mal dos governantes é muito fácil, culpá-los pelo planejamento catastrófico (se é que tivemos um) de São Paulo ou do Brasil é simples: dizer que o trânsito não melhora porque eles não sabem resolver ou ainda, afirmar que o Belas Artes vai fechar porque alguém importante quer dinheiro. Nunca na minha vida, passei ali na frente, na Rua da Consolação, e vi uma única alma no Belas Artes. Hoje, tinha uma pequena fila do lado de fora e um grupo de jovens que esperava o farol ficar vermelho, entravam na frente dos carros com apitos e placas em protesto ao fechamento do local. Resultado? Nenhum. A verdade é que nossa sociedade nunca deu os devidos valores a estes locais e agora querem se rebelar contra a venda?

 
É mais ou menos o mesmo tipo de coisa quando se trata de enchentes e deslizamentos. Hoje, São Paulo parou não só pelo congestionamento, mas também pelas chuvas. Aqui no meu bairro nada aconteceu, mas bastava ligar a TV que só se falava disso. Reconheço que se alguém não tem onde morar, vai construir sua casinha onde estiver um espaçinho de terra sobrando...mas como a maioria dos humanos age sem pensar, acabam pagando com a própria vida. Montar uma casa em um barranco de terra não é nada aconselhável. É melhor ficar debaixo da ponte do que correr o risco de partir desta para melhor. Contudo, antes de mais nada, lembramos que o clima louco do jeito que está é apenas uma resposta da natureza as ações do homem na Terra. Por exemplo, se ninguém jogasse lixo nas ruas, bueiros não estariam entupidos e nem calçadas estariam ocupadas com entulhos, os rios Tietê e Pinheiros não seriam fedorentos, etc, etc, etc. Seriam precauções mínimas que dariam grandes resultados e não deixariam pessoas ilhadas, perdendo suas casas, carros ou vidas. Se, na sua opinião, um político não faz sua parte, você no lugar dele faria diferente? No fim das contas, ninguém pode afirmar frases como "Se fosse eu...", "Eu faria assim...", "Comigo seria diferente..."
No fim das contas todo mundo critica a manipulação da Rede Globo, mas continuam dando audiência a ela. Todos criticam as reprises do SBT, mas assistem suas séries, desenhos e filmes repetidas vezes. Todos dizem que a internet é perda de tempo, que aplicativos do orkut, facebook ou twitter são também, mas ninguém deixa de acessar diariamente. Todos criticam o BBB, mas pelo menos 95% da população está assistindo a estréia da 11ª edição nesta noite. Hipocrisia?

Todos falam e criticam a todos, mas ninguém é capaz de mudar a si mesmo.


0 comentários:

Postar um comentário