Aviso: Procura-se um dono na internet

quinta-feira, 15 de abril de 2010
Abrigos de animais estão superlotados e usam a mais nova mídia para dar apoio e sustentação a eles em busca de um novo lar

Por Alessandra Sabbag

Muitas pessoas adoram os animais e outras se empolgam com a idéia de ter um bichinho de estimação. Porém, a maioria não imagina os cuidados, a atenção e a paciência que eles exigem. As principais vítimas de abandono são os mais comuns para se ter em casa: o gato, e o melhor amigo do homem, o cão.

Anualmente, cerca de 25 mil desses animais são recolhidos das ruas pelo Serviço de Controle de Zoonoses, e apenas 1.200 encontram um novo lar. Esse número costuma aumentar mais na época de festas tradicionais. De acordo com a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), mais da metade deles, incluindo coelhos, são abandonados no natal e na páscoa.

”Em 99% dos casos, os cães são vira latas, mas alguns de raça são mais comuns de serem abandonados. Poodles, Cockers, e cães de porte grande como Akita, Doberman e Pastores Alemães” diz Juliana Santana da Rocha, 25, técnica administrativa, e uma das nove ajudantes do site Patinhas Online. O projeto foi criado com a intenção de ajudar um abrigo na região do Butantã, em São Paulo, que hoje conta com 127 animais. A equipe realiza três feiras de adoção por mês e um mutirão mensal.

Jéssica, uma cadela de apenas três patas permaneceu anos no abrigo até ser adotada. E Yan, adotado quando ainda era filhote, e devolvido alguns meses depois porque era cego de um olho, encontrou o dono certo em uma dessas feiras. “Cerca de 2 a 4 cães chegam ao abrigo semanalmente, sem contar as ninhadas. Isso porque salientamos sempre que não recolhemos animais, pois estamos superlotados” afirmou Juliana.

Além do Patinhas Online, vários outros sites realizam o mesmo tipo de trabalho. Para aqueles que não têm condições de criar um animal, existe o apadrinhamento, onde a pessoa escolhe um cãozinho ou gato e paga uma quantia pequena de dinheiro por mês para o abrigo. É através disso e da venda de produtos online que esses projetos e lugares se mantêm.

BLOGS E PIT BULLS

A raça que sofre tanto preconceito das pessoas, os Pit Bulls, também são vítimas de abandono. Fernanda Meccia, psicóloga, possui uma Fundação destinada aos cuidados desses cães, além de mais dois blogs para defendê-los e divulgar seus projetos: “Diga Sim ao Pit Bull” e “Pela Defesa dos Pit Bulls”.

Ela conta que essa raça não é um cão de guarda, mas sim de companhia, além de serem inteligente, meigos e dóceis. “Direciono o trabalho não á proteção, mas à defesa dos Pit Bulls, basta que não caia em mãos erradas” afirma. Em outras palavras, eles não são agressivos a menos que sejam educados dessa forma.

Amanda Loilo Vaz Paolini, estudante de apenas 18 anos também criou um blog para poder ajudar os animais abandonados que dificilmente são adotados. “Resolvi começar com essa pequena atitude para dar dicas de cuidados com os nossos amigos, ajudar a divulgar a adoção de muitos que estão pelas ruas e aumentar as chances deles conseguirem um novo lar”, disse a jovem.

Diversos sites, blogs e até mesmo perfis e comunidades do Orkut são usadas para doação e adoção de animais de todas as partes do país. Portanto, caso você tenha interesse é só acessar a internet e fazer uma busca para, posteriormente, escolher com consciência o seu novo companheiro.

0 comentários:

Postar um comentário