O amor é complicado? Será?

segunda-feira, 30 de abril de 2012
O amor é um bichinho diferente, imaturo às vezes e complicado. Verdade? Não. A única coisa que podemos ter certeza é que ele é um sentimento muito pouco compreendido pelas pessoas e justamente por isso acaba sendo para todos que se apaixonam, um enigma bem confuso. E pior ainda para aquelas pessoas que dizem "não consigo me apaixonar mais por ninguém" ou "não encontrei minha cara metade". 
Então vamos começar de forma simples. O que é o amor? Todos confundem este sentimento com paixão, que nada mais é do que gostar de uma outra pessoa, sentir aquele fogo, aquele desejo de ter o outro. Isso inclusive nem chega a ser paixão, é egoísmo puro. O amor consiste em muitas qualidades que na imperfeição humana não possuímos, tais como sacrifício e renúncia. Quem ama de verdade está disposto a renunciar a qualquer coisa para ver a outra pessoa feliz, mesmo que seja com outro ser e se sacrificar se for necessário. Outras qualidades seriam carinho, apoio, paciência e muita compreensão, afinal um relacionamento não funciona se não tiver estes pequenas ingredientes. 
Em outras palavras, pessoas ciumentas ao extremo não amam de verdade, pois não sabem renunciar e muito menos sacrificar-se pelo amado. Homens ou mulheres que "vão lutar" pela pessoa querida, sendo que esta está comprometida com outro alguém, também não, pois não sabem enxergar uma vida sem ela para si. A conclusão é que todos visam o bem e os benefícios para si mesmo e não estão abertos a negociação. São possessivos. No entanto, há ainda aqueles que dizem não encontrar a sua metade da laranja ou não se apaixonam mais pelo simples fato de terem medo de se magoar de novo (a exemplo, de uma traição). Oras, se não se encontra ninguém ou foi traído, com certeza não sabe o que é amor de verdade, pois nunca o sentiu na pele.
Mas a este tipo de pessoas, que existem aos montes por aí, há uma questão psicológica que somente ela pode mudar. Não adianta reclamar que não encontrou o homem certo se você não sabe viver, ou seja, ficar trancado dentro de casa, lendo um livro ou jogando videogame realmente não vai fazer você interagir com ninguém. O segredo do relacionamento é a interação social, quando se está buscando conhecer alguém, ou a interação íntima, quando já conhece uma pessoa mais interessante e dá-se o pontapé inicial. Lógico, não é necessário ir a baladas, mas uma simples saída na esquina da sua rua para comprar alguma coisa pode fazer toda a diferença. Hoje em dia, nem sair de casa é preciso: skype, msn, facebook, etc, etc, etc também são uma maneira de explorar esse mundo. Mesmo porque vale lembrar que os lugares que você frequenta definem o tipo de pessoa que você é e que está "buscando" para si. Enfim, príncipe encantado não bate na porta de casa e nem faz tocar o telefone. 
Também não adianta reclamar que sofreu desilusões com o amor, você nunca sabe se o responsável por essa desilusão foi você mesmo. E claro, não é por causa de um ou outro que se deve fechar a porta na cara dos outros. Já imaginou se o marido ou a esposa 'perfeita' chega para uma conversa e você vira as costas achando que é mais um que não presta, que está de sacanagem com você, ou ainda, no caso das mulheres, que lá vem mais uma cantada ridícula? Está se comportando igual a alguém que não sai de casa, pois o problema da interação continua presente. 
E dizemos que o amor é complicado, que é difícil, complexo, cheio de dores. O amor é um sentimento como todos os outros que temos e são fáceis de aceitar, só que ele é um pouco acima dos nossos padrões costumeiros. É mais puro, mais divino e que não foi feito para atender aos nossos caprichos, mas sim para se estender até onde nos for possível. 

0 comentários:

Postar um comentário