Jornalismo, a via da mão dupla

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dia 7 de Abril, dia do jornalista. A data é sábado próximo, porém ser jornalista exige muitas qualidades, inclusive, qualidades que alguns - talvez a maioria - ainda não possuem. O sensacionalismo barato, a mulher tratada como objeto, a manipulação da informação, deixam o nosso jornalismo bem "feio"...e logicamente os interesses por trás de tudo isso.
Muitos jornalistas não estão interessados no que realmente é a alma da profissão e apenas buscam através dela uma maneira de se achar superior e ganhar vantagens. Cito aqui experiências próprias. Um jornalista de um veículo sem muita expressão (nomes ficarão em off) insistiu por uma diária cortesia em uma pousada no litoral e tentou também em várias outras. Tendo sido negado, ficou enfurecido e começou a dizer coisas até que "bizarras", como se isso tivesse algum valor. Logo abaixo, coloco um trecho de nossa última pérola recebida deste senhor:

"Dou destaque pra vocês há anos e nunca tive o privilégio de receber uma cortesia. E a única vez que pedi me foi negada. Fora isso é inútil enviar matéria que não será publicada. Jornalismo, minha cara, é uma via de mão dupla, não uma via de mão única."

Não sei dizer se é para rir ou para chorar. Lamentável é a situação de alguém indignado porque não recebeu uma 'cortesia', jogando de forma 'ameaçadora' a não publicação da pauta. Isto é patético. Sei, existe de monte, mas é através de e-mails assim que é possível notar o quanto ele está interessado em informar o leitor. Interesses, interesses e mais interesses. Caros jornalistas que atuam dessa forma, isso é vergonhoso! E ao senhor que escreveu esta infelicidade, tenho que lhe dizer que está certo. O jornalismo é uma via de mão dupla sim, mas de um lado ela é informação e do outro é conhecimento. 
É obrigação, sua, minha e de qualquer outro jornalista deste mundo levar informação à população, para que este possa ter conhecimento sobre tudo e ter discernimento para atuar cada vez melhor neste país. Jornalista pensa que tem poder, pensa que é um Deus, pensa que pode apontar e julgar... em cima destas ideias infantis e primitivamente ignorantes, busca vantagens que são tão injustas tanto quanto políticos sem caráter. Ainda bem então que você é jornalista, porque se fosse o presidente imagina quantas "vantagens não ia querer tirar porque governa o Brasil" (ou melhor dizendo, ia ser mais um deles, esse aí que você fala mal quase todos os dias). Toma lá, dá cá não é o "B", "A", "BÁ" do jornalismo, porque o verdadeiro jornalista está na rua e não em uma pousada. 

0 comentários:

Postar um comentário