Crítica: Roubo nas Alturas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uma comédia bem arquitetada com excelente trilha sonora fazem a combinação de Roubo nas Alturas. No elenco, Ben Stiller e Eddie Murphy traçam um enredo muito diferente daqueles outros que estavam acostumados a fazer. Digo diferente porque o filme conta a história de um grupo de funcionários de um luxuoso hotel que sofreu um roubo - fraude - de seu próprio dono, Shaw
Revoltado, Josh Kovacs (Ben Stiller) se une com outros personagens para descobrir onde estão os 20 milhões de dólares escondidos no apartamento do chefão - isso depois de terem sido demitidos do hotel - e precisam da ajuda de um bandido, recém liberto da cadeia (Eddie Murphy). Os demais não passam de coadjuvantes, embora cada um tenha seu papel. 
O mais interessante é que nos 20 primeiros minutos de filme, você pode pensar que não valeu a pena e que vai ser chato pra caramba, mas as coisas mudam e a história começa a prender a atenção do público. O que iniciou frio vai esquentando até pegar fogo. Stiller prova que continua com boas atuações, engraçado, espontâneo, nada parece forçado com ele em ação, o tipo de ator que sabe trabalhar com os coadjuvantes dando espaço a cada um sem perder o seu. Enquanto na outra ponta, vemos pela primeira vez em muitos anos, Murphy, retomando a graça que o levou a conhecimento público. Mas não se engane, o astro de O Professor Aloprado é ficha reluzente frente ao protagonista.
Roubo nas Alturas trouxe de volta a seriedade - e não a babaquice ou idiotice - da comédia americana e das comédias de Eddie. Se você busca entretenimento, este é o longa certo para ver no cinema. Se busca os outros tipos mais dramáticos ou que envolvam erotismo adolescente, pegue outra fila. O filme é inteligente sem exageros, nada de risadas demais a ponto de tornarem gargalhadas e nem de menos a ponto de não rir. É balanceado, equilibrado. 
E a trilha sonora? Parecia que entrava nas cenas, e no momento certo. Sim, pois existem aqueles filmes em que os produtores parecem que não sabiam onde colocar a música e resolveram "por ali" porque fica "legal". Roubo nas Alturas é um encaixe de som e cena, um Missão Impossível com uma pitadinha de Uma Noite no Museu de fundo, mas o que prevalece é a comédia não apelativa, não forçada, enfim, a comédia inteligente. 

0 comentários:

Postar um comentário