O relacionamento do amor a distância

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

As pessoas costumam achar que amor é enganação e brincadeira. Isso porque elas confundem paixão com este sentimento tão nobre e digno de confiança. O tema do post de hoje é "amor a distância realmente dá certo?" pelo simples fato de eu mesma vivenciar e sentir na pele toda essa tensão.
Os casais mais antigos dificilmente conhecem esse tipo de relacionamento, afinal naquela época não existia o computador e nem o celular e as SMS - o que não muda em nada a intensidade do amor. Há alguns anos atrás costumava escutar histórias de casais que no meio do relacionamento se separavam porque passaram a morar distante um do outro. Tudo balela! Esse conto de que distância não dá certo está sendo vencido pelos namorados e casamentos que vem se concretizando nos últimos tempos. O namoro à distância funciona quando nós queremos! 
"Tudo depende do amor, da maturidade e da confiança mútua. Se houver desconfiança, ciúme extremo, vigilância e cobrança, o relacionamento vai se deteriorar”, explica Silmar Coelho, psicólogo especializado em relacionamentos. Muitos ainda confundem a dor da saudade com carência - se você se sentir só vai acabar traindo. Mas o pensamento se mostra falso, pois quando amamos verdadeiramente não traímos e não somos traídos, o que vale para casais que moram até na mesma esquina. A saudade dói, deixa o coração amargurado e faz com que as operadoras de celulares ganhem novos clientes (os namorados aproveitam as promoções) e os sons do MSN e do Skype se tornam mais frequentes do que o toque do telefone fixo da sua casa.



O que é necessário para dar certo?

"Se a comunicação já é complexa quando um casal está presente, imagine à distância. Trata-se de um exercício possível, porém custoso", explica a psicóloga  Karen Camargo e completa: : "O casal deve combinar o que poderá ser feito ou não, que tipo de ‘brecha´ não será tolerada. Se não há confiança fica difícil manter um relacionamento". Mas afinal, como vivem os casais que namoram à distância? Um bom exemplo de como as coiSas funcionam é o filme Amor à Distância de Nanette Burstei, que conta exatamente como vivem os pombinhos Garrett (Justin Long) e Erin (Drew Barrymore) morando do outro lado do país. Ainda assim, na minha modesta, sincera e experiente opinião, não chega nem perto e algumas vezes até foge do que realmente passamos na vida real. No filme eles terminam o relacionamento pois não suportam residirem longe um do outro, porém o final é sempre feliz.
"Deve existir cumplicidade, honestidade e, acima de tudo, tesão das pessoas envolvidas. Diante de tanta tecnologia hoje oferecida é possível tentar ao menos amenizar a questão da distância para que ambos fiquem mais tranquilos" afirma outra psicóloga especilista em relacionamentos, Nelma Penteado. "“O importante é que os dois se sintam confiantes diante do compromisso assumido e se empenhem juntos, como um time, para que o brilho permaneça inalterado até a situação de proximidade física dos dois melhorar”, conclui.


É amor, mas para alguns é safadeza

A utilização dos recursos tecnológicos para manter um relacionamento à distância é muito mal vista pela sociedade. Você se pergunta "Como assim?". Pois é caros leitores internautas, os casais que ficam longe também sentem vontades e desejos e é através de telefonemas e webcam que eles são sanados. Os mais velhos ficam indignados, outros adolescentes também, mas alguém aí saberia apontar outra saída?
"Estar sempre bem arrumada ao teclar diante da câmera com o amado, que está longe, aguça a imaginação masculina e mantém o desejo aceso" conta a psicóloga Nelma. Ela ainda ressaltou o uso da webcam para criar intimidade e um encontro virtual e sexual entre o casal. "A parceira pode aprender linguagem erótica para, a cada mês, sugerir brincadeiras sedutoras a dois. Fazer um striptease, enviar uma calcinha para ele com o próprio perfume e atitudes do gênero”, diz.

Mas no final, todo o casal que se ama de verdade, termina, para sempre e toda a vida até que a morte os separe, assim:

3 comentários:

  1. F disse...:

    parabens pelo post! é isso ai mesmo!

  1. Legal o post Ale...
    E vc é a prova viva disso, né? Rsss
    Claro que depende e muito como é o casal para q o relacionamento, msm a distância, continue firme, como bem disse os especialistas. Ah, a tecnologia pode até ajudar, mas não substituiu a presença física, e para isso haja paciência.
    Essa saudade de abraçar, beijar, ouvir a voz, sentir a pele e o perfume do outro pode apimentar e madurecer de algum jeito a relação para que no tão sonhado reencontro (s) somente o AMOR prevaleça.

    Nossa filosofei, heim?! KKK
    Bjs

  1. Filosofou mesmo kkkkkkk, mas gostei. Só quis transmitir as sensações como elas realmente são! Nada de tabus, de idéias antiguadas, de idéias desconfiadas...tudo é possível, depende do casal.

Postar um comentário