E o Oscar vai para...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Na noite de ontem para hoje aconteceu a 83ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. E não poderia deixar de faltar aqui meus comentários, mesmo que não tenha assistido todos os filmes que estavam concorrendo as categorias. Óbviamente que depois da cerimônia vou assisti-los. Mas, não tendo o conhecimento cinematográfico e crítico necessário, vou me reter nos argumentos que li em sites confiáveis sobre todos os longas.
Bem, não era novidade nenhuma que Natalie Portman ia levar a estatueta de melhor atriz pela sua atuação em Cisne Negro, um dos que estavam concorrendo também ao prêmio de melhor filme. Somente por ela já vale assistir ao longa. Outra não-novidade foram os prêmios de melhor longa-metragem animado e melhor canção original com "We belong together" levados para a casa da produção de Toy Story 3. A animação realmente encantou e conquistou o público mundial e os críticos de cinema.
Quem achava que A Rede Social tinha alguma chance no meio disso tudo, se enganou desde o início. Era óbvio que o filme do Facebook não passaria de um "quase lá" . Não que o filme seja ruim (eu ainda não o vi mas estou com ele em mãos), mas é apenas pelo simples fato de contar uma história de uma rede social - algo que não agradam o paladar de todo o mundo, menos ainda dos críticos. Em outras palavras, existem histórias melhores e mais emocionantes. Porém, para não passar a noite em branco, A Rede Social ficou com os prêmios de melhor roteiro adaptado, melhor edição e trilha sonora original.
A origem, que para mim é espetacular e apostava nele para ganhar o oscar de melhor filme, levou as prêmiações técnicas da noite do cinema: efeitos visuais, fotografia, mixagem e edição de som. O longa com a direção de Christhoper Nolan e atuação de Leonardo DiCaprio deveria ter levado o de melhor roteiro pela história e toda a sua estrutura. Não é fácil construir sonho em cima de sonho, dimensões diversas, interferir na mente das pessoas e criar fatos novos. A origem merecia mais.
Mas não teve para ninguém, o grande vencedor das estatuetas douradas na categoria de melhor filme foi O discurso do Rei, em que a gagueira do herdeiro do trono o impede de se comunicar sem sentir vergonha. Mais uma vez o enredo de superação falou mais alto e agora o longa entra para a lista dos blockbusters do público. O filme também ganhou os oscars de melhor diretor, ator e roteiro original.

0 comentários:

Postar um comentário