Mídias Sociais: a interatividade digital é o novo poder

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Orkut, Twitter, Blogs – instantaneidade e rapidez estão nas mãos dos internautas e do marketing das empresas

Por Alessandra Sabbag

Até pouco tempo atrás muitas pessoas não sabiam dizer o que eram as redes sociais e vários estudiosos elaboravam teorias para as diversas mídias, procurando ver como e de quais formas eram usadas. Hoje, mais popularizadas e unidas, as mídias sociais deixam para trás a imagem de “inutilidade” para ganhar força e seriedade na transmissão de idéias e informações.
Através do Twitter, Orkut, Faceboock, Youtube, Blogs em geral, é possível falar para todos em qualquer lugar, em pouco tempo e ainda permitem a interatividade entre os usuários. “Essa é a premissa das mídias sociais, que dão voz ao povo, democratizam a informação, transformam meros espectadores desconhecidos em criadores e redefinem o conceito do amadorismo” afirma Ricardo de Paula, 28, que trabalha com marketing digital e social media dando consultorias para empresas.
Uma pesquisa feita pelo IBOPE em junho de 2008 apontou que o impacto causado por propagandas feitas em blogs é 500 vezes maior do que no próprio site da fabricante. É por essas e outras que as empresas estão procurando pessoas que saibam fazer marketing utilizando as mídias sociais e suas ferramentas, ou seja, campanhas digitais.
Ricardo conta que as ações geradas pelo marketing são complementadas com as ações geradas pelos usuários e não são interrompidas. “O investimento em mídias sociais representou um crescimento de 18% em um período de 12 meses. Já as empresas que investiram menos ou se mostraram pouco engajadas tiveram uma queda de 6% no mesmo período”, completou.

Informação e novos relacionamentos

Não é só de vendas e consumos que vivem nas redes sociais. De acordo com a In Press Porter Novelli e a empresa de análise de mídia E.Life, 69% dos internautas acessam o Twitter para ler noticias e 64,3% o usam para divulgação de conteúdo. A praticidade e instantaneidade que as novas ferramentas permitem uma maior circulação de informações, mais rápida e ágil. A primeira vez que divulgaram a morte do cantor Michael Jackson, foi no Twitter.
No meio de tantas coisas, onde tudo começou com a história de manter os contatos, novos relacionamentos se formam através dessas mídias. Seja por meio de uma comunidade em comum, um recado, um diálogo, que logo se tornam um encontro e talvez uma amizade ou amor que dure para o resto da vida.
Juliana Tais da Fonseca, 22, bartender, namora há três anos com um rapaz que conheceu através do Orkut. “Ele pesquisou o nome Juliana e me achou em uma comunidade de patins que tínhamos em comum”, disse. Na opinião dela, se os dois combinam tem tudo para dar certo. “Pela internet você vê a foto, conversa. Já da pra saber um pouco sobre a pessoa, ter uma noção e tem mais disponibilidade para conversar”, completou. O casal mora junto há dois anos.
A maioria dos internautas que possuem perfis na rede tem entre 19 e 25 anos de idade. Mais da metade dos usuários possuem nível superior completo ou pós-graduação e a renda média fica em torno dos 4.000 mil reais. Os estudos revelaram também que apesar do crescimento dessas novas mídias, as tradicionais não foram deixadas de lado. 85% das pessoas continuam assistindo TV, 77% lêem jornais, 74% lêem revistas e 72% ouvem rádio.

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