Harry Potter x Crepúsculo

sábado, 27 de fevereiro de 2010
Essa discussão vem sendo feita há muito tempo. Quem é melhor : J.K. Rowling ou Stephenie Meyer? É preciso citar vários e vários pontos para se chegar a uma conclusão. Primeiramente, a maioria afirma que são histórias diferentes, coisas diferentes, tipos diferentes. Apesar de ser verdade, tanto Harry Potter quanto Crepúsculo estão dentro do mesmo gênero literário: ficção. E coincidentemente ambos são totalmente irreais, surreais, imaginários. Não adianta sonhar acordada que é perda de tempo. Em minha singela opinião, a saga de magias escrita por Rowling é infinitamente melhor do que a história melo-romantica de Meyer. Porque?
Bom, Harry Potter é uma série voltada tanto para meninos quanto para meninas e que fez história, literalmente. História no sentido de durar mais de 10 anos como livro (e como filme) sem deixar ser entitulado de "a febre do momento". Potter não é uma saga para ser esquecida. Os sete volumes da trama marcaram uma geração inteira que acompanha as aventuras do bruxo desde a infância até a fase adulta (alguns fãs hoje tem 25 anos de idade!). É algo que marca a história do cinema, não tanto como Titanic e Avatar, mas com certeza mais do que Crepúsculo. J.K. Rowling é também melhor escritora do que Stephenie, isso é visível pelas palavras e pelo enredo criativo que a autora usa e abusa.
Os quatro livros e filmes da saga Twilight são o que citei ali em cima, a febre do momento. Uma hora vai passar e será "esquecido". O vampiro-príncipe Edward, que se apaixona pela humana, mortal e atrapalhada Bella, que tem um amigo super musculoso e lobisomem Jacob, é uma história para adolescentes. Um verdadeiro conto de fadas que as meninas sonham em ter e tornar realidade. Meyer parece uma mulher adulta que não largou a meninice de outra época para escrever Crepúsculo. Usa uma linguagem simples e não há mistério no enredo. Ela não tem o dom de criar suspense e nem aquele frio na barriga.
Mesmo sendo assim, é inadmissível pessoas sairem falando por ai que ela não é boa. Só precisa de mais amadurecimento e saber conquistar a todos os tipos de leitores. Também não é preciso ter sangue, violência ou luta, basta ter uma "pitadinha" de emoção. Seja como for, eu amo Harry Potter e adoro Crepúsculo e se fosse vc, leria os dois.

0 comentários:

Postar um comentário