Google+ é ideia precoce frente ao Facebook

segunda-feira, 11 de março de 2013

Por Alessandra Sabbag 

Rede social do Google é uma das maiores, mas ainda não ganhou o público


De acordo com uma pesquisa feita em janeiro pela empresa britânica Global Web Index, o Google+ alcançou o número de 343 milhões de pessoas ativas em sua rede, até dezembro de 2012. O que a coloca como a segunda maior rede social da internet, apenas atrás do Facebook, com 693 milhões. Mas porque o Google+ não é tão popular como foi o Orkut (pelo menos no Brasil) e qual o motivo de muitos o considerarem um fracasso?
De fato esses números se devem à sincronia entre todas as contas dos usuários, que utilizam muito o YouTube ou Gmail, por exemplo, para sua atividades. Contudo, a rede social não vingou ainda de forma prática como se esperava. No começo, os erros de layout, os espaços que sobravam em branco, o próprio chat que atrapalhava a “timeline”, e a enorme promessa de ser a rede social do Google, pecaram para que as pessoas aderissem a ela.
A gigante da internet criou um design simples, fácil de entender e com mais liberdade de organização e personalização do que a rede de Mark Zuckerberg. Coisas práticas e que são pontos positivos como o Hangout, que permite uma videoconferência com até 10 pessoas, a privacidade às informações do usuário, que exibe e compartilha em um espaço denominado Círculos. No entanto, tudo o que apresenta, sendo melhor ou não, já é conhecido do público seja através do Facebook, Twitter ou Skype.
Falta a dinâmica, a novidade, a originalidade, pois toda rede social nova apresenta algo que realmente atraia pessoas e neste caso, não foi o que ocorreu. Muitas nem sabem o que é “Google Plus”, enquanto no Facebook estão todos os amigos, parentes, colegas e até mesmo idosos com mais de 60 anos. A lógica das mídias sociais são passos: uma nova rede surge, alguns poucos arriscam, gostam, viciam e chamam mais pessoas e a partir desse momento só passam a atualizar o seu perfil na rede social mais nova.
Porém, as sucessivas tentativas do Google de derrubar o império do Facebook denotam um ‘desespero’ na conquista desse mercado. Talvez tenha sido a sua própria precipitação em lançar um produto bom, mas não bom o suficiente para bater de frente com a rede de  Zuckerberg. Aparentemente, um lançamento precoce com uma ideia precoce, intitulado como “o mais forte concorrente” a supremacia do Facebook. Nem o próprio Facebook se estabeleceu logo no início. O Google+ ainda não é um fracasso, talvez precise apenas de uma “alavancada” e que dê mais tempo ao seu tempo.


0 comentários:

Postar um comentário