Chocolate: aliado da saúde e da dieta

sexta-feira, 15 de março de 2013

Estudos comprovam que o alimento ajuda a emagrecer, além de prevenir coração e diabetes e aumentar a imunidade do corpo



A Páscoa vem aí, mas para quem está de dieta isso não é nada bom, certo? Errado! Erga as mãos para o céu e fique aliviado. Estudos recentes comprovam que o chocolate ajuda na saúde e também emagrece. Isso mesmo! A conceituada revista científica Internacional Journal of Obesity publicou a pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca e a descoberta foi realmente espantosa. Devido ao alto teor de cacau no chocolate amargo acontece, no corpo, um aumento da sensação de saciedade aos doces.

A cirurgiã geral e nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela Barbosa, a frente da Clínica Slim Form, explica que algumas substâncias do cacau, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, agem no cérebro fechando os receptores que necessitam de doce. “Devido a presença de polifenóis no chocolate amargo em maior concentração do que o encontrado nos sucos de frutas, o doce possui atividade antioxidante e estimula o sistema imunológico”, completa a especialista em obesidade e nutrição.

Esses mesmos fatores contribuem para que este tipo de chocolate ajude na saúde em diversos campos, como por exemplo, o coração. Com consumo rotineiro de 30 a 40 gramas por dia (de preferência todas as manhãs), há uma redução da pressão arterial, e consequentemente, de ataques cardíacos e AVC. Isso sem alterações de peso, colesterol e nas taxas de açúcar e gordura na circulação.

Além disso, outras pesquisas indicaram o aumento da imunidade no corpo e a queda da diabetes tipo 2. No Japão, roedores obesos consumiram o alimento e passado um tempo, os níveis de açúcar caíram. Isso porque a procianidina, substância presente no chocolate, melhoram a eficiência da insulina. 

Na Espanha, uma pesquisa realizada na Universidade de Barcelona também focou sua mira nos flavonóides do cacau e a descoberta foi significativa: houve mais “força” nas células de defesa como os linfócitos e os macrófagos. Em outras palavras, o fortalecimento da imunidade. Principalmente na região do Timo, órgão situado no tórax e responsável pela maturação dos linfócitos T, os guardiões contra vírus e bactérias. 
"Descobrimos também que o cacau protege os neurônios dos efeitos dos radicais livres", conta Emma Ramiro, líder do estudo. 

E aí, está pronto para encarar um quadradinho de chocolate amargo na sua dieta? Aproveite a Páscoa para seu estoque e dê um brinde à sua saúde!


0 comentários:

Postar um comentário