Cena do filme "O Diabo Veste Prada" |
Muitas vezes nós nos deparamos com chefes exigentes e chatos, mas
existem também aqueles que não fazem a sua parte dentro da empresa. Isso
compromete toda a estrutura profissional da carreira e claro, os demais
funcionários que ‘obedecem’ a ele.
O chefe é aquela pessoa que deve ser o líder da sua equipe, gerenciar as
crises, e apagar qualquer problema que possa ocorrer em situações de
emergência. A questão é que vivenciamos justamente o processo contrário a esse
ideal. Muitos usam de sua posição e cargo para vantagens pessoais, como ganhar
um dinheirinho por fora e há aqueles, que mesmo se considerando honestos,
cometem erros até infantis que prejudicam o rendimento de sua própria equipe.
Chefes são pessoas que precisam dar o exemplo, pois a responsabilidade
que lhe pesa nos ombros é mil vezes maior que a de seus assistentes,
secretárias, etc. Não necessariamente, mas deveria ser o primeiro a chegar e o
último a sair. O que na realidade não se verifica, visto que a maioria deles
faz o seu horário.
Funcionários testemunham todos os dias a “incompetência” de seu próprio
líder, diante dos seus olhos. Outros acontecimentos são ainda piores: aqueles
que abusam dos demais para atender pedidos como um cafezinho, um lanchinho, um ‘favorzinho’.
E estes mesmos chefes de grandes e pequenas empresas ensinam erradamente a
equipe de como gerenciar e resolver as questões mais importantes da
organização. É o famoso “ele pensa que pode só porque é chefe”.
Um bom líder faz o seu papel. Levanta cedo como qualquer um, faz o seu
próprio cafezinho, liga seu computador, senta e começa a trabalhar. Ele é pago
para isso tanto quanto o menor cargo de toda a corporação. E isto vale também
para os diretores e empresários, os próprios donos que são chefes dos chefes
dos chefes.
Chefe é líder. E líder que é bom não sabe dar ordens, mas sabe fazer e
pôr em prática. Exige, claro, de seus funcionários de equipe, mas não “larga” o
trabalho em suas mãos sem dar a orientação. Líder conversa com convicção e não apenas fica
sentado atrás de uma mesa pedindo coisas que ele mesmo não faz. Este líder não
tem respeito de ninguém e prejudica o andamento da empresa.
Lembre-se: o chefe é o primeiro que deve dar o exemplo, caso contrário,
o seu empreendimento será mais um no meio do mundo empresarial.
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