Crítica: As aventuras de Tintim: O segredo do Licorne

sábado, 28 de janeiro de 2012


Incrivelmente As aventuras de Tintim: O segredo do Licorne ficou de fora do Oscar de melhor animação, o que não merecia. O desenho é tão bom, mas tão bom, que é possível até ver os pelos no rosto dos personagens. Enfim, o primeiro longa do repórter investigativo é dirigido por Steven Spielberg com uma parceria na produção por Peter Jackson, e relata de forma emocionante o dia em que Tintim (Jamie Bell) conhece o capitão Haddock (Andy Serkis) e os dois saem em busca de um tesouro perdido há muito tempo.
No início tudo parece que vai se encaminhar para um episódio já conhecido do personagem, mas a história toma outros rumos, cheio de ação e aventura que não deixam a desejar. O filme é divertido em alguns momentos, porém o principal ponto  é agilidade de como as coisas se desenvolvem, é rápido sem largar a qualidade. 
O gráfico nem é preciso comentar, se a animação em si já sai excelente, obviamente que o gráfico acompanha e até parece que melhora com o tempo, logo você não estará mais a frente de um desenho, mas sim de algo que se assemelha - e muito - à realidade. O cãozinho Milu é o que mais impressiona, isto para se ter um exemplo. 
Existem casos que jamais seria possível de se assistir no Tintim original e Spielberg demonstra que os personagens tiveram que criar maturidade para esquecer o lado "infantil", como nas cenas em que um homem é morto ou no tiroteio dentro do navio. Contudo, ainda assim, nada impede que o longa não seja visto por crianças, apenas mostra que meninos e meninas que acompanhavam o desenho exibido na TV Cultura  também estão "grandinhos". 
Como já foi dito a história se passa rapidamente, jogando muita informação na cara do público a todo o instante da investigação, correria e aventura misturadas às pistas encontradas pelo repórter e o seu raciocínio diante dos fatos. Porém não é para se preocupar, As aventuras de Tintim: O segredo do Licorne não é aquele longa que você não entende o que acontece, pelo contrário, é feito com uma linguagem simples e direta, inteiramente sem rodeios e sem aqueles enigmas loucos que ninguém compreende de onde veio. 
Infelizmente a renda do filme não foi tão alta nos EUA, pois afinal, os americanos nunca acompanharam o desenho animado, mas o diretor e os produtores do filme não ligaram muito para este fato. Spielberg e Jackson exibem confiança no trabalho e já começaram os preparativos para Tintim 2, aliás, não apenas confiança e sim conhecimento do que fazem. Porque motivo estes nomes tão famosos produziriam um segundo longa se não tivessem retorno financeiro? Definitivamente As aventuras de Tintim está sendo elaborado por pessoas profissionais que sabem o que fazem. 
Enfim, não perca! O filme é muito bom.

0 comentários:

Postar um comentário