Crítica: Amanhecer - Parte 1

domingo, 27 de novembro de 2011


Com estréia no dia 18 de novembro, mais um filme da saga Crepúsculo chegou aos cinemas. Amanhecer, que foi divido em duas partes, conquistou a apreciação do público e principalmente dos fãs que acharam a adaptação a melhor até aqui. 
O longa realmente é convincente e tenta ser o mais fiel possível ao livro de Stephenie Meyer (que sempre dá um jeitinho de aparecer como coadjuvante nas cenas). Desta vez, tudo se centrou nos personagens principais, Bella e Edward, e no casamento do vampiro com a mocinha. Kristen Stewart estava inicialmente com a mesma cara de sempre, sem expressão, sem sal, porém, a partir do momento que virou mulher - ou seja, a partir da lua de mel - o comportamento da intérprete modificou-se aos poucos e se superou enfim, nas cenas de horror do parto. 



Sim, a saga Crepúsculo pela primeira vez ganhou um ar de terror... o bebê consome a vida de Bella e ela passa a se sacrificar para colocá-lo no mundo, o que incomoda Edward e o maravilhoso Jacob - desta vez menos bombado do que nos outros filmes (acho que os produtores viram que estavam exagerando na beleza do lobisomem). A garotinha atrapalhada chega a ser anoréxica... a maquiagem foi muito bem trabalhada, convencendo qualquer um de que Bella morria aos poucos, a cada segundo do longa. Ela fica cadavérica. 
A cena do parto é uma das mais complicadas, pois a câmera se posiciona como se fosse o olhar da personagem, que se debate de dor e desespero quando Rosalie corta sua barriga sem anestesia nenhuma. A partir deste momento, flachs de branco, vermelho e preto se misturam aos rostos de Edward e Jacob embaçados e distorcidos na visão de Bella, o que causa certo mal estar (como alguns puderam ler no G1, alguns espectadores dos EUA tiveram convulsões e ataques epilépticos nesta cena e as sessões foram interrompidas). O jogo de câmeras, mudando a visão a cada instante de uma forma rápida e muito ruim de se acompanhar deixam o público zonzo e cheio de expectativa para saber onde aquilo iá terminar. Fim do sofrimento, a enrolação para dar mais alguns minutos de filme mostrando o corpo e sangue de Bella se modificando, finalmente tornando-se o que ela queria ser desde o inicio... 
Jacob, com raiva se derrete pelo olhar doce e o rostinho bochechudo da pequena Renesme e cai de joelhos sem conseguir o seu intento. Amanhecer - parte 1 trabalha bem com cortes de cenas, movimento de câmeras, jogo de luzes, amor, paixão, tensão, horror... o que dá um bom resultado final. Porém, há que se pensar no próximo longa: O que podemos esperar dele? O diretor terá que dar alguma emoção, pois o fim da história no livro de  Stephenie Meyer não tem emoção alguma. Esperemos para ver. 

0 comentários:

Postar um comentário