Verão pede prevenção redobrada com a pele

domingo, 23 de outubro de 2011
Está chegando o verão, época mais quente do ano! Aproveitando o gancho, aproveito para colocar abaixo uma matéria da minha colega e amiga Ana Paula Caggiano sobre os cuidados com a pele na qual dei um pequeno depoimento. Veja e se informe:



Verão pede prevenção redobrada com a pele

Por Ana Paula Caggiano
A população ainda não tem consciência dos riscos causados pelo excesso de exposição ao sol sem a devida proteção


Verão faz lembrar calor, praia, piscina e pele bronzeada. Mas todo cuidado é pouco quando se está exposto aos raios solares. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele está cada vez mais frequente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos já registrados no país.

Denise Steiner, dermatologista e membro da Sociedade Internacional de Dermatologia (IACD), alerta para a necessidade de conscientização das pessoas. “A população ainda não tem consciência sobre o uso do protetor, embora os meios de comunicação tenham enfatizado muito isso. Isso está melhorando, principalmente no que se refere ao cuidado com as crianças. Já os adultos – os mais jovens - não acreditam nos malefícios do sol e ainda querem ficar bronzeados”, afirma. E completa: "O grupo de risco são pessoas de peles, cabelos e olhos claros, e também cuja família já teve câncer de pele”.  

O aposentado Vicente Bracco, 68, diz que permanece exposto ao sol durante boa parte do dia e não faz uso do protetor solar. “Confesso que fico horas no sol e não passo o protetor. Não acredito muito nos riscos como dizem os médicos, até porque estou acostumado com o sol, mesmo que a minha pele seja muito clara e fique logo queimada ao ponto de arder. Minha esposa fala do protetor, mas não teria paciência de passar toda hora o produto”, conta.

O período mais apropriado para se expor ao sol, sempre usando o protetor solar, é entre 8h e 11h e após às 15h. Isso porque, entre 11h e 15h ocorre a incidência dos raios UVB, que deixam a pele vermelha, irritada e, com o tempo, predisposta ao câncer de pele. A dermatologista explica como o protetor solar deve ser usado. "Passe uma quantidade generosa na pele limpa, 30 minutos antes de se expor ao sol. Reaplique depois de 30 minutos e repita o procedimento a cada duas horas ou sempre que transpirar muito. Quanto à exposição prolongada, por exemplo, quem trabalha ao ar livre deve usar o filtro e reaplicá-lo nas áreas expostas a cada quatro horas”, orienta.

A jornalista Aline Taluana da Silva Rojas, 21, afirma ser cuidadosa com a saúde de sua pele e conta que aplica o protetor solar todos os dias antes de sair de casa. “Uso diariamente quando vou sair, pois minha pele é muito clara e extremamente sensível. Passo o protetor duas vezes ao dia e evito, ao máximo, o sol”, diz.

Riscos e cuidados com a pele 

O filtro deve ser usado em todas as estações do ano e até nos dias nublados, pois também há incidência dos raios UVA e UVB. Contudo, é no verão que as pessoas abusam do sol para ficarem bronzeadas, podendo correr alguns riscos. “O bronzeamento sempre agride a pele, mesmo que a pessoa vá aos poucos e use filtro solar. Quando ela está bronzeada é porque a pele já sofreu uma agressão além do que poderia suportar e, por isso, produz mais melanina. É preciso enfatizar que qualquer tipo de bronzeamento já é agressivo à pele”, afirma a dermatologista Denise Steiner. 

A especialista conta ainda que a maneira certa de se bronzear é usar um filtro leve (nº30 gel, loção não oleosa e nem comedogênico). O produto deve ser bem distribuído e espalhado no corpo em camada generosa. O sol deve ser tomado aos poucos para que a pele não queime e descame antes de conseguir o bronzeado. É importante também fazer uma hidratação diária.

A jornalista Alessandra Marcondes Sabbag, 22, explica como faz para se proteger do sol. “Nunca tive problemas com bronzeador. Só uso um, de uma marca famosa e bem conhecida no mercado, porque tenho mais confiança, assim não estraga minha pele. Mas sempre alterno entre o bronzeador e o protetor. Todos os dias, após o banho, passo o creme e, quando estou no litoral e volto da praia, não é diferente.  Aplico o hidratante sobre os lugares mais queimados para refrescar”, diz.

Após a exposição ao sol, o ideal é que a pessoa passe um creme hidratante. Segundo a dermatologista, existem dois tipos de hidratantes: o hidratante oclusivo, que faz uma película para evitar que a água evapore da pele - caso do óleo de amêndoas. E o hidratante ativo, que irá penetrar na pele e puxar a molécula de água para perto daquele local. Portanto, um creme adequado é sempre melhor que o óleo de amêndoas.

Em caso de irritação na pele, queimaduras e bolhas por causa do excesso de sol, é essencial consultar um médico, principalmente sobre as bolhas, porque qualquer produto passado pode ser alergizante e ocasionar maiores prejuízos. De acordo com a médica, o câncer de pele provocado pelo sol se caracteriza por feridas que não cicatrizam, áreas que estão sempre vermelhas, descamando e parecendo inflamadas.

Protetores mais indicados para cada tipo de pele

É importante verificar na embalagem se o protetor solar oferece proteção contra raios UVA e UVB e se tem aprovação da ANVISA. "Observar também se entre seus princípios ativos há antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres que acumulam após exposição solar. Pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne devem optar pelos produtos com veículo gel ou oil free. Para as peles mais secas, os protetores podem ter o veículo mais gorduroso como loção e creme", explica a dermatologista Denise.

Confira a classificação dos tipos de pele. Ela é baseada na cor da cútis e na relação à exposição solar e foi criada pelo médico americano Thomaz B. Fitzpatrick.

- Pele tipo I: sempre queima, nunca bronzeia. Deve-se usar FPS 30. 

- Pele tipo II: queima facilmente, bronzeia muito pouco. Deve-se usar FPS 30. 

- Pele tipo III: queima moderadamente e bronzeia uniforme. Deve-se usar FPS 20.

- Pele tipo IV: queima minimamente e sempre bronzeia. Deve-se usar FPS 15.

- Pele tipo V: raramente queima e bronzeia bastante, em um tom marrom escuro. Deve-se usar FPS 15.

- Pele tipo VI:  nunca queima, sempre bronzeia. Deve-se usar FPS 15.

OBS.: Não é recomendado passar produtos na pele de crianças até os seis meses de vida.


0 comentários:

Postar um comentário