Como saber se estou humanizando o meu animal?

terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Você já deve ter tido esta dúvida, com certeza. Cães com comportamentos estranhos, como agressividade, lambedura excessiva, agitação, ansiedade ou até mesmo ser muito apegado ao dono, podem ser sinais que de você está fazendo algo errado com seu animalzinho. E nós sempre nos preocupamos muito com eles, não é verdade?


Fiz uma matéria especial sobre este tema com a Dra. Livia Romeiro, veterinária e especialista em comportamento animal, da Vet Quality Centro Veterinário. Listei algumas atitudes que vejo em muitos grupos de animais no facebook e pedi à especialista que comentasse sobre este comportamento humano com relação aos bichinhos. Veja abaixo as respostas dela e fique atento ao que você está fazendo com ele:

Se você faz...
...Festa de aniversário: é uma forma de humanizar, mas é um dos menores desencadeantes de problemas comportamentais. Até porque só ocorre uma vez ao ano, e na verdade pode até ser uma boa forma de socializar o animal a outros da sua espécie.
...Dar chupeta: Humanização extrema. Nenhum animal, nem mesmo nós humanos necessitamos do estímulo da sucção fora do período de aleitamento. Isso pode gerar dependência psicológica ao animal, além de ser um grande risco para a ingestão de corpo estranho (o bico da chupeta) podendo levar o animal a um quadro obstrutivo onde será necessária cirurgia para retirada do mesmo.
...Falar com voz de criança e tratar como um bebê: não chega a ser uma humanização, pois para o cão esta é forma de comunicação que ele conhece daquela determinada pessoa. Ele entende como se ela só falasse assim. Mostra um certo grau de inferioridade para os cães pois sons mais agudos são entendidos como certa fraqueza, perto de sons graves e mais confiantes.
...Preocupação excessiva com o animal  (questionando sempre se ele está com o peso ideal, se isso ou aquilo é normal, etc): este zelo com a saúde não pode ser caracterizada como humanização a não ser que o proprietário comece a compara as próprias doenças com o cão Por exemplo, levar o animal ao veterinário para ver se ele tem bronquite pois o dono também tem e acredita que o cão realiza determinada reação igual a ela, logo tem a mesma doença. Ou por ser diabética, aplica a mesma dieta ao cão, pois acredita que ele seja diabético também.
 ...Carregar o animal no colo mesmo quando não é necessário: forte característica de humanização e bem prejudicial ao comportamento canino e felino.  
...Fazer uma decoração especial no cantinho onde ele dorme: não impacta muito no animal desde que o limite de conforto dele não seja afetado. Espaços muito enfeitados se tornam muito estimulantes para um gato que necessita apenas de uma toca escurinha e confortável para dormir.
...Ter um carrinho de bebê para levá-lo ao passeio: humanização, da mesma forma como levar o cão no colo mesmo quando não é necessário.
 
Você pode conferir a matéria completa, com outras perguntas sobre saúde animal no meu site: http://www.etamundobom.net.br/2016/09/como-saber-se-voce-esta-humanizando-o.html

0 comentários:

Postar um comentário