Quando as redes sociais não são mais sociais

quarta-feira, 8 de maio de 2013
Pesquisa indica inveja e banalização nas redes sociais




Não é de hoje que vários pesquisadores abordam o tema das redes sociais na vida dos usuários e de sua interferência no cotidiano e nas relações pessoais. Os benefícios foram um dos primeiros tópicos do assunto a surgirem na mídia, porém, de alguns meses pra cá, os internautas passaram a conhecer o lado ruim do Facebook e do Twitter.
Para começar, os estudos apontam o fato de que, quanto mais se acesa o mundo virtual, mais o ser humano se isola do mundo real. O que se torna, apesar de já ter sido concluído a mesma coisa com o advento do computador e da internet, um fator interessante para um local que se denomina um “reencontro para relações sociais”.  Duas pesquisas alemãs, da Universidade Humboldt de Berlim e da Universidade Técnica de Darmstadt,  constataram que a rede de Mark Zuckerberg faz com que a pessoa se sinta mal, horrível.
O motivo? Bem simples: pura inveja. Todas elas são oportunidades de se fuçar na vida alheia e de repente, o usuário se depara com várias fotos alegres,  status de férias e viagens, o novo emprego do amigo. O problema é que na rede social nem todos são “amigos-queridos”. Muitos são “amigos-chatos”, “amigos-mala”, “amigos-da-onça”. É assim que o ser humano diante de um computador acredita que todo mundo é mais feliz do que ele, até mesmo quem ele acha que não mereceria tal posição.
Segundo os pesquisadores, pessoas que passam muito tempo navegando nas redes sociais correm mais risco de se isolarem socialmente e de ficarem deprimidas.  Disso surge o processo inverso da ideia inicial do Facebook, do Twitter, entre outras.

Da inveja à banalização
Essas redes inclusive passam a ser um desabafo da sociedade, desde o post sobre crimes de vários tipos até conflitos de fãs de cantores, por exemplo. O resultado é uma crescente banalização das ferramentas que muitos dispõem para divulgação de informações e contatos com amigos.
São exemplos possíveis de se visualizar todos os dias na timeline: se tal imagem conseguir mil compartilhamentos, tal pessoa ganha um beijo, tal pessoa ganha dinheiro, tal pessoa ganha uma bicicleta. No caso do Twitter, no trend topics:

#SonnyWithAChanceMemories
#PãoCom
#HarryStylesRatazanaMenstruada
#ParabénsBrunoGenz NósTeAmamos
#TemDiasQue
#ÉLuArNessaPorra
#EuQueroDVDLuanSantana
#VaiLáGilberto
#ChloeLyricVideo
#PutariaComMcG7naMadrugada
#SelenatorsLovesComeAndGetItVideo




0 comentários:

Postar um comentário